17/5/2018 a 17/5/2018 Escola das Artes promove conversa que cruza os universos do cinema e da poesia

“Cinema e poesia: encontros entre retórica e criatividade”. É este o mote da próxima sessão do Ciclo de Seminários Interdisciplinares Cinema/Arte, agendada para esta quinta-feira, 17 de maio, às 18h00. 

cardapio.pt @ 15-5-2018 18:24:29

Francisco García García – professor catedrático de Comunicação Audiovisual e Publicidade na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid – é o convidado da conversa promovida pela Escola das Artes da Católica no Porto. Durante o encontro, García García irá partilhar de que forma o conceito de “poesia” surge nas relações e interações entre a retórica (norma) e a criatividade (rutura) no contexto do cinema, nomeadamente no âmbito do diálogo existente entre a imagem e o som.

O convidado irá desvendar, ainda, qual a importância da “poética” e de que modo ela transcende a “pragmática criativa”. Através da apresentação e da análise de fragmentos fílmicos, serão abordadas questões relativas ao cinema enquanto possibilidade poética para os encontros entre normas e ruturas e entre a criação produtora e a recetora. Refira-se que o ciclo de conferências termina a 24 de maio com uma sessão dedicada à “Conservação, conhecimento e criação: novas e velhas funções para as cinematecas”. A iniciativa decorre no campus Foz da Católica no Porto. A entrada é livre.


Informações

Data: 17 de maio de 2018

Local: Católica no Porto (campus Foz)

Horário: 18h00

Preço: Entrada livre

cardapio.pt @ 15-5-2018 18:24:29