23/4/2017 a 23/4/2017 TNSJ celebra Dia Mundial do Livro com Herberto Helder e Raul Brandão

O Teatro Nacional São João (TNSJ), assinala no próximo domingo, dia 23 de abril, a partir das 14h30, na Sala de Vidro do Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, o Dia Mundial do Livro. Antecipando a última récita de E-nxada – espetáculo em cena no TeCA, que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo –, o TNSJ propõe uma leitura partilhada de Húmus de Herberto Helder, bem como de excertos da obra homónima e original de Raul Brandão.

Auto News @ 21-4-2017 11:29:17

Teatro Carlos Alberto /©Susana Neves

Teatro Carlos Alberto /©Susana Neves

A iniciativa, que explora a relação dualista destes autores presentes no Plano Nacional de Leitura, será partilhada por Ana Mafalda Pereira, Nuno M Cardoso e Rita Pinheiro. Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura, marcará presença na sessão que é aberta ao público em geral.

O imaginário rural a partir de um ponto de vista urbano

Com direção artística e conceção plástica de Vasco Gomes e Julieta Guimarães, E-nxada é uma investigação artística, dirigida a todos os públicos, sobre os dualismos rural/urbano e passado/presente, que reflete o que fomos e o que somos. O conceito do espetáculo parte da ferramenta ancestral – a enxada, enquanto o símbolo de trabalho primário – e junta, num contraponto irónico, objetos do nosso eletrónico quotidiano.

O espetáculo, que resulta de uma coprodução com o TNSJ, parte do encontro entre duas estruturas de contextos sociais, económicos e políticos distintos: a Erva Daninha, companhia de teatro/circo da cidade do Porto, e a Binaural/Nodar, uma estrutura de São Pedro Sul, cujo trabalho incide sobre o experimental em contexto rural.


Informações

Data: 23 e abril de 2017

Local: Teatro Carlos Alberto, Porto

Horário: 14h30

Auto News @ 21-4-2017 11:29:17



Últimas notícias