8/3/2018 a 18/3/2018 18.ª MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa

A MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa está de regresso entre os dias 8 e 18 de março de 2018 com uma extensa programação para todos os gostos e idades, que se divide por nove espaços da cidade.

cardapio.pt @ 7-3-2018 16:02:50

Nesta sua 18.ª edição, o festival irá prestar homenagem ao cinema de animação da Estónia, com a exibição de cerca de 140 filmes deste país, que em 2018 comemora 100 anos de independência do Império Russo. A Estónia foi o primeiro país europeu a fazer filmes em estereoscopia e, por esse motivo, a MONSTRA programa uma sessão de curtas estereoscópicas e a longa “Lisa Limone e a Laranja Maroc, uma Rápida História de Amor”, de Mait Laas.

Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta por sete filmes: “The Breadwinner”, filme nomeado para os Óscares 2018 como Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; “Have a Nice Day”, realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; “Ethel & Ernest”, do britânico Roger Mainwood; “Cinderella The Cat”, filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; “Rabbit Schoole” do alemão Ute von Münchow-Pohl; “The Oddsockeaters”, da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e “A Silent Voice”, da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.

A competir pelo Prémio Vasco Granja / SP Autores estarão 12 curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário, Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros.

À semelhança das edições anteriores, a MONSTRA conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo.

A MONSTRA volta a ter sessões nas escolas e para as escolas da grande Lisboa, com uma programação a pensar no público mais novo: a MONSTRINHA. E, a pensar nos estudantes mais velhos, programa a MONSTRA Universitária.

Durante os fins de semana do Festival, na secção Monstrinha Pais e Filhos, serão apresentadas sessões gratuitas no Baby Monstra (para crianças até aos 3 anos), curtas da Estónia e longas-metragens para as famílias. Para além dos filmes, vão realizar-se durante o festival workshops de animação para pais e filhos.

O cinema de animação japonês volta a ser homenageado este ano, com as presenças de Kunio Katō, realizador vencedor de um Óscar em 2008 para Melhor Curta-Metragem com “A Casa dos Pequenos Cubos”, e de Koji Yamamura, realizador também oscarizado, que vai apresentar uma retrospetiva dos seus filmes e dos seus alunos da Universidade de Tóquio, no programa da Monstra Universitária.


Um dos grandes destaques desta edição é antestreia do filme “A Idade da Pedra”, filme realizado por Nick Park, vencedor de 4 Óscares, e produzido pelos estúdios britânicos Aardman. O filme estreia no dia 7 de março, um dia antes do arranque oficial do festival e traz a Lisboa o português Emanuel Nevado, da equipa de animação do filme e o realizador Nick Park, que, no dia 10 de março, vai dar na Monstra uma masterclasse e apresentar os seus filmes.

A MONSTRA 2018 apresenta ainda filmes nas secções “Fugas para a Liberdade” (filmes históricos), DokAnim (documentários de animação, representados por duas longas e uma retrospectiva do Festival DokLeipzig), TerrorAnim (filmes de animação de terror), Monstra Triple X (uma seleção de filmes sensuais para maiores de 18 anos), Cinema Experimental e ClipAnim (videoclips de animação, que este ano são selecionados pelo músico Filipe Raposo).

Na cerimónia de entrega de prémios, no dia 17 de março, será exibido em estreia mundial o filme “A Origem do Som”, do realizador holandês Paul Driessen, que contará também com uma exposição nas vitrines do Cinema São Jorge. A programação da MONSTRA 2018 vai dividir-se por nove espaços da cidade de Lisboa: Cinema S. Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal, Museu da Marioneta, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola Secundária Dom Dinis, Museu de Etnologia e Fábrica do Braço de Prata.

Clique aqui para consultar toda a programação.


Informações

Datas: 8 a 18 de março de 2018

Local: Lisboa

Bilhetes: Clique aqui para consultar os preços

Mais informações em www.monstrafestival.com

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 7-3-2018 16:02:50