Novidades Livros: "Comer/Beber" de Filipe Melo e Juan Cavia

Dos autores das Bandas Desenhadas "Os Vampiros" e ad trilogia "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" chega agora "Comer / Beber", uma novela gráfica que mistura histórias reais e ficcionadas.

cardapio.pt @ 6-12-2017 12:51:31

"Comer/Beber" é um livro que se desdobra em duas histórias, dois capítulos, que se cruzam na relação – simultaneamente universal e pessoal – entre o paladar e a memória. Na primeira história, cujo cenário é a Berlim dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial, encontramos Franz Majowski, que esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu restaurante. Na segunda história, já na década de 80, conhecemos Lloyd Jenkins, que percorre o interior da América em busca de uma tarte de maçã. Um dos relatos é ficcional e o outro é real.

«Mesmo a mais trágica situação pode esconder episódios redentores. É para isso, não só mas também para isso, que servem as histórias, venham elas na forma de romances ou filmes, de peças de teatro ou pranchas de banda desenhada: para nos permitirem partilhar a réstia de humanidade soterrada mesmo nos cenários mais desesperados.»
Carlos Vaz Marques, do prefácio.

O livro chega Às livrarias no dia 7 de dezembro e será apresentado ao público a 16 de Dezembro, na Comic Con - Porto às 14h00 no Auditório Comics & Literatura, e a 18 de Dezembro na FNAC Chiado - Lisboa às 18h30. Ambas as sessões contam com a presença de Filipe Melo e Juan Cavia. Em Lisboa a apresentação ficará a cargo de Carlos Vaz Marques.


Ficha do livro

Título: Comer/Beber

Autores:  Filipe Melo e Juan Cavia

Ano de edição: dezembro de 2017

Nº de páginas:  64

Editora: Tinta-da-china

ISBN: 9789896714093

PVP: 15,00€

Sinopse: Comer / Beber: Uma refeição de BD servida pelos multipremiados criadores da saga Dog Mendonça e Pizzaboy, e da novela gráfica Os Vampiros.

Numa história, há uma tarte de maçã que se revela. Na outra, há uma garrafa de champanhe que se esconde. Um destes relatos é completamente ficcional; o outro é baseado em factos verídicos. De um lado o «comer», do outro lado o «beber». 

Estes dois contos — que nasceram de um convite da revista Granta, mas que agora formam um todo independente em dois capítulos — marcam o reencontro de Filipe Melo e Juan Cavia para a criação de mais um livro original de BD, integrado no universo de culto já construído por ambos. O mote é a relação peculiar entre paladar e memória. 

PREFÁCIO DE CARLOS VAZ MARQUES

cardapio.pt @ 6-12-2017 12:51:31



Últimas notícias