Peixe inspira arte nas ruas de Sesimbra

Vinte e duas portas e janelas do núcleo urbano antigo de Sesimbra estão decoradas com obras inspiradas no peixe, um dos maiores atrativos da Região, naquela que é a 2.ª fase do concurso “Sesimbra é Peixe e Arte na Rua”.

cardapio.pt @ 14-11-2014 11:31:34

Na primeira fase, um dos projetos teve mesmo projeção internacional, tendo sido apontado como uma das 50 portas mais bonitas do mundo.

A apresentação da segunda fase deste projeto, organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra, decorre no dia 15 de novembro, sábado, a partir das 15h30, no Posto de Turismo da cidade, na Fortaleza de Santiago, e inclui uma visita guiada às várias obras na presença do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, membros do júri do concurso e autores.

A primeira fase do concurso, que desafiou os artistas a decorarem uma porta ou janela do núcleo urbano antigo da Vila, com motivos relacionados com o tema sugerido, decorreu entre maio e agosto. O sucesso da iniciativa e o resultado “surpreendente”, com um dos projetos a ser mesmo incluído na lista das 50 portas mais bonitas do mundo, publicada pelo site www.boredpanda.org, levou a autarquia a avançar para uma segunda fase.

Octopus, um polvo que espreita de uma janela na Travessa Cândido dos Reis, foi o vencedor da primeira fase do concurso “Sesimbra é Peixe e Arte na Rua”.

A escolha do melhor projeto da segunda fase resultará de uma votação online, que decorre de 16 de novembro a 31 de dezembro, com um peso de 45 por cento dos votos, e da escolha do júri (55 por cento).

O júri é composto por um representante do Turifórum, um da Casa das Artes, um da Associação de Armadores de Pesca Artesanal Local do Centro e Sul e por quatro técnicos da autarquia das áreas da Cultura, Turismo, Pesca e Comunicação e Informação.

O concurso está integrado na campanha da autarquia “Sesimbra é Peixe”, direcionada para a promoção do pescado de Sesimbra e para a promoção dos fatores históricos, culturais, étnicos, paisagísticos e ambientais ligados à pesca.

cardapio.pt @ 14-11-2014 11:31:34



Últimas notícias