29/6/2018 a 29/6/2018 Em torno de Guilhermina Suggia_conferência

na Hemeroteca

@ 20-6-2018 16:02:03


dia 29 junho às 18h
pela Associação Guilhermina Suggia.

Conversa com João Almeida (Antena 2), Virgílio Marques (Associação Guilhermina Suggia) e o prof. Henrique Fernandes (ex-diretor da Academia de Santa Cecília e violoncelista da Emissora Nacional), seguida de momento musical com Pedro Massarrão (Escola Superior de Música).

Foi uma das mais importantes figuras do panorama musical da primeira metade do século XX, tendo sido a primeira mulher a fazer uma carreira a solo com um instrumento que era, predominantemente, destinado a homens: o violoncelo. 

Nascida no Porto, dedicou toda a sua vida à música. Iniciou os estudos aos 5 anos com o pai, Augusto Suggia. Estreou-se aos 7 anos, aos 12 foi convidada a integrar o quarteto Moreira de Sá e aos 13 era chefe do naipe de violoncelos da orquestra do Orpheon Portuense. Aos 16 partiu para Leipzig para estudar com Julius Klengel, o maior professor da altura. Um ano depois, este deu por terminada a sua formação declarando nada mais ter para lhe ensinar. Ouvida por Arthur Nikisch, maestro titular da Gewandhaus de Leipzig e da Philarmonica de Berlim, foi convidada a tomar parte num concerto na Gewandhaus tornando-se, com 17 anos, a primeira mulher e o mais jovem solista a tocar naquela casa. O êxito da sua execução do concerto para violoncelo e orquestra de Volkmann abriu-lhe todas as portas dos grandes centros musicais e para uma carreira de grande brilhantismo.

Entrada livre.

@ 20-6-2018 16:02:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: BLX - Bibliotecas de Lisboa - Notícias / Eventos