20/2/2020 a 14/3/2020 Exposição "Lisbonne: Une Ville Blanche et Bigarrée"

na Biblioteca Camões

@ 17-2-2020 14:40:00


Alunos participantes ( liceu francês Charles Lepierre de Lisboa)
Anouk Costentin, Bruna Martins, Duarte Campos de Oliveira, Leonor Ormeche, Mateus Santa Rita, Noémie Matos, Teresa Alves, Tomás Fernandes Ferreira, Valentine Vançon-Hermet.

Cokm curadoria de Philippe Pons.
Professores coordenadores: Ana Lemos e Sébastien Praderes

Lisbonne: une ville blanche et bigarrée foi um projeto enquadrado pelos professores e pelo artista fotógrafo Philippe Pons com o objetivo de apreender esta cidade que habitamos, vestida de cores múltiplas, de aromas que nos fazem viajar e uma luz que nos penetra na alma.
Conhecer Lisboa!

Para alguns de nós que nascemos em Lisboa ou percorremos as suas ruas desde há alguns anos, a questão que se colocava era sobretudo: o que é que nós poderemos ver de novo? No entanto, independentemente da resposta o desafio foi aceite. A oportunidade de vaguear pelas ruas desta cidade era aliciante. Munidos de um aparelho fotográfico preparámo-nos a percorrer as colinas de Lisboa… numa tentativa de, através da objetiva, captar e imortalizar a sua alma. A visão que tínhamos foi-se transformando ao longo dos encontros casuais e das histórias de cada um… e o resultado que aqui veem reflete tanto a doce melancolia de um dia de chuva como a vibração das gentes que a habitam. Vivemos numa cidade que nos invade e que vive em nós e que esculpe nas nossas almas um sentimento que levaremos para sempre connosco: Saudade.

Percebemos que esta Lisboa de que pensávamos ter capturado a alma nos levou à descoberta de nós próprios e ao encontro dos outros. Lisboa como ponto de partida, Lisboa como ponto de reencontros, Lisboa como ponto de retorno. Afinal foi Lisboa que capturou a nossa alma.

Entrada livre.

@ 17-2-2020 14:40:00


Clique aqui para ver mais sobre: BLX - Bibliotecas de Lisboa - Notícias / Eventos