14/10/2016 a 15/10/2016
"Grande Prova Mediterrânica - Azeites e Vinhos do Alentejo" em Lisboa
A “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo” regressa ao CCB - Centro Cultural de Belém, nos próximos dias 14 e 15 de outubro de 2016. O evento irá contar com cerca de 80 produtores da região alentejana, que vão apresentar mais de 400 vinhos.
cardapio.pt @ 12-10-2016 11:02:49
A iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e da Casa do Azeite, pretende constituir-se como um veículo de divulgação e promoção dos vinhos da região do Alentejo e azeites dentro do conceito da Dieta Mediterrânica como Arte de Viver, num espaço privilegiado e de grande prestígio.
Para além da habitual prova livre, aberta ao público em geral, o programa desta edição inclui, ao longo dos dois dias, quatro provas comentadas, seis conversas sobre o vinho e dois workshops de harmonizações gastronómicas.
Como também aconteceu na edição anterior, serão realizados seminários sobre a Dieta Mediterrânica que incluem uma prova comentada de azeites de Azeites, e “Aromas Misteriosos”, onde os participantes fazem o aprofundamento à prova de um vinho.
A animação e música ao vivo não faltarão no evento com The Black Mamba a subirem ao palco no dia 15. Conheça o programa completo aqui.
PROGRAMA
PROVAS COMENTADAS
Alentejo: Diversidadede Castas e de Estilos
Aníbal Coutinho - 14 de Outubro - 18h00 / Sala de Provas 1
O Alentejo é das mais criativas e atuais regiões produtoras de vinhos. Ali são elaborados vinhos que nascem a partir de uma assinalável diversidade de castas e de paisagens, que resultam numa multiplicidade de estilos. Conhecerá verdadeiramente os vinhos alentejanos?...
Viagem ao Alentejo
Aníbal Coutinho - 14 de Outubro - 19h30 / Sala de Provas 1
Uma viagem pelas várias sub-regiões do Alentejo, que permitirá captar as subtilezas de cada terroir . Afinal, os vinhos alentejanos não são todos iguais.
Grandes Vinhos do Alentejo
Rui Falcão - 15 de Outubro - 16h30 / Sala de Provas 1
Os vinhos alentejanos combinam qualidade e carácter como poucos. Por entre montanhas, vales e planícies, há vinhas que originam ícones que integram o sonho de qualquer enófilo.
Alentejo: Dos Vinhos de Talha ao Novo Mundo
Rui Falcão - 15 de Outubro - 18h30 / Sala de Provas 1
O Alentejo é tido como das mais vanguardistas regiões produtoras de vinhos em Portugal. Mas há bem mais a descobrir além de todo um novo mundo de produtores e gerações de profissionais. Afinal, a história dos vinhos de talha, agora tão em voga, escreve-se ali mesmo, no Alentejo.
Conversas sobre o vinho: Zona das Conversas - Manuel Moreira
Quem disse que o vinho é apenas tema de conversa para alguns? Conselhos e dicas práticas sobre os vinhos alentejanos para se tornar um autêntico wine lover.
14 de Outubro
16:00 ESPUMANTES ALENTEJANOS
17:00 DICAS PARA HARMONIZAR VINHOS DO ALENTEJO E COMIDA
15 de Outubro
15:30 VINHOS DE TALHA ALENTEJANOS
16:30 BRANCOS ALENTEJANOS PARA O INVERNO
17:30 ALICANTE BOUSCHET, UMA CASTA SINGULAR
18:30 VINHOS DO ALENTEJO PARA A CEIA DE NATAL
Harmonizações
Um Alentejo de Experiências
Nunca como neste tempo o vinho e a gastronomia alcançaram tanto protagonismo e nunca como agora a atividade turística se revestiu de uma importância fulcral para o desenvolvimento dos territórios. Associar o vinho e a gastronomia ao turismo é pois potenciar importantes setores estratégicos e abrir um sem número de novas oportunidades… e descobertas.
Chefe Bruno Antunes & Célia Lourenço - 14 de Outubro - 18h30 - Sala de Provas 2
Chefe José Júlio Vintém & Célia Lourenço - 15 de Outubro -18h30 - Sala de Provas 2
Seminários
Aromas Misteriosos - Descubra-os e veja se é um bom provador
14 de Outubro - 16h30 / Sala de Provas 2
Uma verdadeira aula com o LUIS PEDRO AMORIM (Diretor da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana).
Mini Curso de iniciação à prova de azeites
15 de Outubro - 16h30 - Sala de Provas 2
Ponha à prova os seus sentidos. Teresa Zacarias, da Casa do Azeite, vai levá-lo à descoberta dos aromas e sabores do azeite.
Bar do Azeite
Galega, Cobrançosa, Cordovil, Verdeal… Tal como as castas de um vinho, estes são nomes que correspondem a variedades de azeitonas e que ajudam a tornar os azeites de Portugal particularmente especiais. Quer descobrir mais? Percecionar as diferenças aromáticas e de palato? Pois bem, este é o local certo. Delicie-se com saborosos petiscos elaborados com uma das carnes mais suculentas do país, a carne bovina de raça alentejana. E outras tentações alentejanas esperam por si… Visite também o espaço CIÊNCIA E ARTE, onde se dão a provar as mais improváveis iguarias com vinhos e azeites do Alentejo.
Entrega de prémios "Melhor Restaurante Mediterrânico 2016"
14 de Outubro - 17h00 / Palco
Concerto "The Black Mamba"
15 de Outubro - 20h00 / Palco O trio combina sonoridades soul, blues e funk e tem conquistado uma legião de fãs em
Portugal.
Produtores presentes no evento
- Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito
- Adega de Borba
- Adega de Portalegre Winery
- Adega do Monte Branco
- Adega das Aldeias de Juromenha
- Adega Mayor
- Anta de Cima - Argilla e Talha de Argilla
- Aromas do Sul
- Arrepiado Wine & Tourism
- Azamor Wines
- Bacalhôa Vinhos de Portugal
- Brind’Art Vinhos – Herdade da Azinheira
- CARMIM Reguengos | Vinhos e Azeites do Alentejo
- Casa Agrícola HMR – Vidigueira Wine Lands
- Casa Santos Lima
- Comenda Grande
- Companhia das Quintas
- Cooperativa Agrícola da Granja
- Cortes de Cima
- Dona Maria – Júlio Bastos
- Ervideira
- Esporão
- Fitapreta Vinhos
- Fundação Abreu Callado
- Fundação Eugénio de Almeida – Cartuxa
- Herdade da Ajuda Nova
- Herdade da Calada
- Herdade da Candeeira
- Herdade da Cardeira
- Herdade da Madeira Velha
- Herdade da Malhadinha Nova
- Herdade da Maroteira
- Herdade da Mingorra
- Herdade da Rocha – Couto Saramago
- Herdade das Servas
- Herdade do Gamito
- Herdade do Pombal
- Herdade do Rocim
- Herdade dos Coelheiros
- Herdade dos Coteis
- Herdade dos Grous
- Herdade dos Lagos
- Herdade dos Machados
- Herdade Grande Wines
- Herdade Monte da Cal / Global Wines
- Herdade Penedo Gordo
- Herdade São Miguel
- João M. Barbosa Vinhos
- João Portugal Ramos Vinhos
- Joaquim Costa Vargas
- José Maria da Fonseca
- Lima Mayer & Companhia
- Luís Duarte Vinhos
- Monte da Capela
- Monte da Penha
- Monte da Raposinha
- Monte da Ravasqueira
- Monte dos Perdigões
- Monte Novo e Figueirinha
- Morais Rocha Wines
- Mouchão
- Noble Flavour Lda.
- Nunes Barata Vinhos
- Paço do Conde
- Paço dos Infantes – Herdade da Lisboa
- Paulo Laureano Vinus
- Quinta da Plansel
- Quinta do Carvalho
- Quinta do Mouro
- Quinta do Quetzal – Vidigueira Wine Lands
- Reynolds Wine Growers
- RG Rovisco Garcia
- Ribafreixo Wines
- Roquevale
- Sogrape Vinhos
- Solar dos Lobos
- Sovibor
- Susana Esteban
- Terras de Alter
- Tiago Cabaço
- Torre do Frade & Virgo
- Vicentino
- Volte-Face
INFORMAÇÕES
Datas: 14 e 15 de outubro de 2016
Local: Centro Cultural de Belém, Lisboa
Horário: 14 de Outubro - 16h00 - 21h00 | 15 de Outubro - 15h00 - 21h00
Preço: 14 de Outubro - Entrada livre. Copo de prova: 3 Euros | Dia 15 de Outubro: Aquisição obrigatória de copo de prova
Inscrições para os seminários, provas comentadas, conversas sobre o vinho: http://resgisto.vinhosdoalentejo.pt
Mais informações em www.vinhosdoalentejo.pt e www.casadoazeite.pt
cardapio.pt @ 12-10-2016 11:02:49
Clique aqui para ver mais sobre: CCB - Centro Cultural de Belém - Notícias / Eventos