13/10/2016 a 29/10/2016 "A beleza, pequena conferência" no TNDM II

Como se explica a crianças e jovens o que é a Beleza? Foi esse o desafio a que o filósofo francês Jean-Luc Nancy tentou responder numa pequena conferência que é agora recuperada pelos artistas Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues. Em exibição na Sala Estúdio do Teatro Nacional Dona Maria II de 13 a 29 de outubro de 2016.

cardapio.pt @ 13-10-2016 15:55:57

Recorrendo às dinâmicas naturais da representação e ao texto da conferência de Nancy, questiona-se e argumenta-se o que é o belo, uma ideia aparentemente simples, mas tão difícil de definir e caracterizar.

"A beleza absoluta manifesta-se em muitas coisas belas e em muitas pessoas belas, ainda que não possamos dizer nunca que esta coisa, esta pintura, esta música ou esta pessoa é a própria beleza. Ao mesmo tempo todos sabemos que só falamos de qualquer coisa de belo porque sabemos o que é a beleza. Ouvindo-me falar, diriam talvez que não é verdade, que não sabem de todo o que é a beleza. Pensam talvez que de qualquer maneira a beleza é muito relativa, que cada um tem a sua definição de beleza, vocês acham isto belo mas um outro não, ou então vocês acham isto belo num dia mas não no seguinte, que o que é belo na China não o é em África nem na Europa. Não é verdade, nós sabemos o que é a beleza. Gostaria de tentar mostrar-vos que vocês sabem, que todos nós sabemos."
Jean-Luc Nancy


Ficha Artística

A partir de Jean-Luc Nancy

Um trabalho de Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues

Produção ADR

Coprodução Guimarães 2012 ― Capital Europeia da Cultura, Maria Matos Teatro Municipal

M/12


INFORMAÇÕES

Datas: 13 a 29 de outubro de 2016

Local: Teatro Nacional Dona Maria II, Lisboa

Horários: 

Famílias - a partir dos 12 anos
Sáb, 16h30

Escolas - ensino Básico e Secundário
Qua-Sex, 11h30

Preço: 6 Euros

cardapio.pt @ 13-10-2016 15:55:57