11/1/2018 a 27/3/2018 Teatro Nacional D. Maria II apresenta Ciclo "Portugal em vias de extinção"

De 11 de janeiro a 27 de março de 2018, o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) acolhe um ciclo de espetáculos, concertos, conversas, oficinas e publicações com várias vertentes do Portugal atual, "em vias de extinção", como pano de fundo.

cardapio.pt @ 4-1-2018 13:35:08

"Jornalismo Amadorismo Hipnotismo" - 11 a 21 de janeiro de 2018

©TNDM II

©TNDM II

O espetáculo Jornalismo Amadorismo Hipnotismo, com direção de Rui Catalão, resulta de uma oficina de trabalho, envolvendo participantes sem requisitos profissionais. O elenco funciona como uma redação, com ideias e materiais a serem discutidos em grupo. O objetivo é aprender a observar, a seguir acontecimentos, a comunicar, a verbalizar histórias, testemunhos.

Em cena de 11 a 21 de janeiro, de quarta a sábado, na Sala Estúdio do TNDM II. Clique aqui para mais informações.

"Canas 44" - 25 a 28 de janeiro de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Em Canas 44, há uma personagem que chega e há uma personagem que parte. Uma quer construir uma vida nova e a outra quer partir para ganhar mundo. Em comum, o mesmo lugar, Canas de Senhorim, que nunca é mencionado e, por isso, Canas é todos os lugares.

Com direção de Victor Hugo Pontes e criação de Amarelo Silvestre, Canas 44 estará em em cena de 25 a 28 de janeiro na Sala Estúdio. Clique aqui para mais informações.

"Eu uso termotebe e o meu pai também" - 8 a 11 de fevereiro de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Como se transmite a memória do trabalho? Em Eu uso termotebe e o meu pai também, investigam-se os processos de transmissão do trabalho em Portugal.

Com texto e encenação Ricardo Correia, o espetáculo vai ser apresentado na Sala Estúdio de 8 a 11 de fevereiro. Clique aqui para mais informações.

"Ex-Zombies: uma conferência" - 1 a 27 de março de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Um espetáculo que parte de uma premissa fantástica: e se realmente acontecer um apocalipse zombie e os cadáveres voltarem à vida, aqui mesmo, na nossa cidade? Nesta espécie de conferência à beira do abismo, quatro especialistas analisam a crise que nos rodeia em busca de estratégias de sobrevivência.

Com texto e encenação de Alex Gassal, a peça vai estar em cena na Sala de Cenografia de 1 a 27 de março. Clique aqui para mais informações.


"Sweet Home Europa" - 8 a 27 de março de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Com texto de Davide Carnevali e encenação de João Pedro Mamede, Sweet home Europa é um projeto da Europa em crise – sentimos o tremor da sua estrutura e é-nos revelada a sua singularidade. O abismo da relação entre dois seres humanos é a fronteira entre os países. Nesta fábula, o amor é o ato político que calibra o bem-estar económico da comunidade; cada indivíduo, a memória de um povo; o capital, o prato na mesa.

Em cena de 8 a 27 de março na Sala Estúdio. Clique aqui para mais informações.

Concertos

"Ainda agora aqui cheguei" - Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas - 20 de janeiro de 2018

©TNDM II

©TNDM II

O Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas retrata com fidelidade um passado vivido entre a ceifa e a malha do centeio, a irrigação do milho verdejante e a pastorícia.

Um concerto para assistir no dia 20 de janeiro no átrio e corredores do TNDM II. Clique aqui para mais informações.

"Cada velhinha que ele grava é a minha avó que não morre" - 17 de fevereiro de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Uma opera multimédia onde a narrativa aparece como uma partitura de memórias que é focada pelo video samples dos Sampladélicos.

Com música de Sílvio Rosado e Tiago Pereira e narrativa concetual de Tiago Pereira e Vanda Rodrigues, o espetáculo vai ser apresentado na Sala Estúdio no dia 17 de fevereiro. Clique aqui para mais informações.

"Mulheres Fiadeiro / Fiadouro" - Mulheres do Soajo - 17 de março de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Os fiadeiros eram feitos nas casas, à noite, e serviam para juntar as mulheres, amigas e familiares à volta do trabalho da lã, entre conversas e confidências femininas. Quando se aproximava a hora de terminar, os homens apareciam e ficavam à porta de casa onde, acompanhados por uma concertina, cantavam para as mulheres, a pedir para entrar.

As Mulheres do Soajo apresentam este concerto dia 17 de março, Às 16h00, no Salão Nobre do TNDMII. Clique aqui para mais informações.

Oficinas


Oficina "Cestaria em vime" - 27 de janeiro de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Rosa e Manuel Oliveira, dois cesteiros da região de Braga, ensinam o seu ofício e partilham a sua experiência de vida enquanto executores de uma arte que é cada vez mais rara.

Limitada a 12 participantes, a oficina decorre no dia 27 de janeiro no Salão Nobre do TNDMII. As inscrições deverão ser efetuadas até 15 de janeiro de 2018. Clique aqui para mais informações.

Oficina "O trabalho da lã - do velo ao tecido" - 10 de março de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Nesta oficina orietnada por Guida Fonseca, Isabel Cartaxo e Alice Bernardo, cada participante poderá aprender sobre as lãs provenientes das raças autóctones e as técnicas de processamento manuais, partindo do velo em bruto, passando pela preparação das fibras e pela fiação,até à tecelagem.

A ação terá lugar no Salão Nobre do TNDM II no dia 10 de março. As inscrições deverão ser efetuadas até 20 de fevereiro de 2018. Clique aqui para mais informações.

Ciclo de Debates "Lugares", "Coisas", "Vidas" - 3 e 17 de fevereiro, 24 de março de 2018

©TNDM II

©TNDM II

Um ciclo de três debates a muitas vozes, onde territórios e práticas se abrem à conversa como o país se abre ao turismo - em força. Com coordenação de Maria João Guardão, os debates decorrem nas seguintes datas:

- "Lugares" - 3 de fevereiro de 2018
- "Coisas" - 17 de fevereiro de 2018
- "Vidas" - 24 de março de 2018

Toda a informação da programação do Teatro Nacional Dona Maria II está disponível em www.tndm.pt

cardapio.pt @ 4-1-2018 13:35:08