26/6/2020 a 12/7/2020 [Adiado] D. Maria II sai à rua com espetáculos e uma iniciativa especial dirigida a profissionais de saúde

Tendo em conta o atual esforço de controlo de surtos da Covid-19 e o reforço de medidas de segurança na região de Lisboa e Vale do Tejo, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e o Teatro Nacional D. Maria II decidiram adiar a iniciativa "Cuidar com Palavras"A homenagem aos profissionais de saúde será reagendada para nova data, enquadrada numa situação epidemiológica mais favorável, considerando a relevância da defesa da saúde pública e o respeito pelas normas sanitárias, prioridades partilhadas pelo maior hospital português e por uma das mais importantes instituições culturais do país.

cardapio.pt @ 19-6-2020 17:15:00

"By Heart" ©Magda Bizarro

"By Heart" ©Magda Bizarro

D. Maria II sai à rua é a nova iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que, a partir de 26 de junho, leva espetáculos e atividades para fora das portas do Teatro, com apresentações no Hospital de Santa Maria, na Academia Almadense (no âmbito do 37.º Festival de Almada) e no Palácio Nacional da Ajuda (integrado no Festival ao Largo).

A programação tem início já na próxima semana, com a iniciativa Cuidar com Palavras, que, no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h30, levará poesia até ao Hospital de Santa Maria, numa sessão coordenada por Teresa Coutinho e dirigida exclusivamente a profissionais de saúde.

Cuidar com Palavras terá como convidados especiais o psiquiatra e também escritor Daniel Sampaio, e a cientista Maria Manuel Mota, que conversarão com Teresa Coutinho sobre o contexto atual, a noção de cuidar e a importância da associação de dois universos como a ciência e a arte.

António Fonseca, Beatriz Maia, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, Ivo Canelas, João Grosso, José Pedro Gomes, Marco Mendonça, Maria João Luís e Sara Barros Leitão são alguns dos convidados que emprestarão a sua voz às palavras de poetas como Ana Luísa Amaral, Jorge Sousa Braga ou Manuel Resende, numa sessão que pretende juntar as áreas da saúde e da cultura, em homenagem a todos os profissionais de saúde.


"Sopro" ©Christophe Raynaud de Lage

"Sopro" ©Christophe Raynaud de Lage

Cuidar com Palavras é uma iniciativa de entrada livre e exclusiva a profissionais de saúde, podendo também ser acompanhada em direto na plataforma RTP Palco.

A iniciativa D. Maria II sai à rua leva ainda duas produções deste Teatro a outros palcos:

  • By Heart, espetáculo de Tiago Rodrigues já apresentado em 20 países de todo o mundo, integra agora o 37.º Festival de Almada, com quatro apresentações na Academia Almadense, nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho. Este espetáculo será também apresentado já amanhã e domingo, na Sala Garrett do D. Maria II.

  • Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues, que coloca em palco Cristina Vidal, ponto do D. Maria II há mais de 25 anos, será apresentado no Festival ao Largo, organizado pelo OPART, no dia 12 de julho, às 21h30, no Pátio do Palácio Nacional da Ajuda. Estreado no Festival de Avignon em 2017, Sopro venceu o Globo de Ouro de "Melhor Peça/Espetáculo" em 2018 e tem feito uma longa digressão internacional, com passagens por Paris, São Petersburgo, Marselha, Viena, Zagreb e outras dezenas de cidades mundiais. 

Todos os espetáculos e atividades integrados na iniciativa D. Maria II sai à rua respeitarão as normas de segurança e de lotação definidas pela Direção Geral da Saúde.

No dia 28 de junho será ainda apresentada online a Temporada 2020/2021 do Teatro Nacional D. Maria II, que se inicia em setembro. 

cardapio.pt @ 19-6-2020 17:15:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro Nacional D. Maria II - Notícias / Eventos