5/2/2021 a 26/2/2021 "Fake" e "Última Hora" são as próximas estreias na Sala Online do D. Maria II

A iniciativa D. Maria II em Casa continua “em cena”, com o objetivo de levar teatro a todos os portugueses, através de espetáculos, histórias para a infância, conversas, entrevistas e partilha de memória. Em menos de uma semana, mais de 6.000 pessoas já assistiram aos espetáculos e histórias infantis em exibição nas salas online do D. Maria II. Depois de Carta, de Mónica Calle, ter estreado na Sala Online no final da semana passada (o espetáculo ainda pode ser visto até dia 12 de fevereiro), é agora a vez de Fake e Última Hora estrearem online, depois de terem passado pela Sala Garrett no final de 2020. 

cardapio.pt @ 3-2-2021 17:41:47

"Fake" ©Filipe Ferreira

"Fake" ©Filipe Ferreira

Fake é um espetáculo de Inês Barahona e Miguel Fragata, que explora as tensões entre a verdade e a mentira, num diálogo entre o teatro e o cinema. A peça tem estreia marcada na Sala Online para esta sexta-feira, dia 5 fevereiro, e poderá ser vista até dia 19 do mesmo mês, estando também disponível em versões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. Segue-se depois Última Hora, de 12 a 26 de fevereiro. Uma comédia de Rui Cardoso Martins com encenação de Gonçalo Amorim, Última Hora dá-nos a conhecer uma redação de um jornal, liderada pelas personagens interpretadas por Miguel Guilherme e Maria Rueff, que vive destino de todos os periódicos: uma grave crise e a aproximação do fim. Os bilhetes para a Sala Online do D. Maria II têm o valor de 3€ e cada espetáculo fica duas semanas em exibição.
Da iniciativa D. Maria II em Casa faz também parte a Salinha Online, um espaço onde é possível assistir a histórias infantis contadas por diversos atores, em vídeo, e também ao espetáculo Onde é a guerra?, uma encenação de Catarina Requeijo destinada a maiores de 3 anos e disponível em versões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. A Salinha Online é uma iniciativa do D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O acesso a todas as histórias é gratuito e faz-se por aqui.


"Última Hora" ©Filipe Ferreira

"Última Hora" ©Filipe Ferreira

As conversas e partilha de memórias e experiências são outra dimensão do D. Maria II em Casa. Todos os domingos, estreia no Youtube e Instagram do D. Maria II um novo episódio de Corrente de Transmissão, que junta à conversa duas gerações associadas à história e memórias do Teatro. O próximo episódio conta com Cristina Vidal, ponto do D. Maria II há cerca de 30 anos, e Sara Barros Leitão, atriz, que nasceu precisamente no ano em que Cristina Vidal se juntou à família do Teatro, em 1990. Esta é também semana de estreia de um novo episódio do TEATRA, o podcast quinzenal do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre cultura. Nesta quinzena, Mariana Oliveira conversa com a atriz e criadora Teresa Coutinho, num episódio já disponível aqui.


No quadro do esforço nacional de combate à pandemia, o D. Maria II suspende a sua programação até ao dia 31 de março. Durante este período, o Teatro continuará a levar cultura a todos os portugueses, através da iniciativa D. Maria II em Casa. Em estreita articulação com o Ministério da Cultura e as Autoridades de Saúde, o D. Maria II encontra-se atento à evolução da situação pandémica, de forma a assegurar uma reabertura em segurança para o público, trabalhadores, equipas artísticas e colaboradores do Teatro, assim que possível. Caso se possa verificar a reabertura do Teatro antes do final de março, será anunciada uma nova programação para esse período. Mais informações aqui.
Mais informações sobre toda a programação do D. Maria II em Casa em www.tndm.pt

cardapio.pt @ 3-2-2021 17:41:47


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro Nacional D. Maria II - Notícias / Eventos