Marionetas do Porto
O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em setembro de 1988, data simbólica que coincide com a apresentação da companhia no Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières.
O reportório da companhia começa por integrar o “Teatro Dom Roberto”, fantoches da tradição portuguesa, que João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) herdara das mãos de Mestre António Dias, último representante da geração de bonecreiros itinerantes, em 1982.
A partir das raízes, a companhia inicia um novo ciclo, ao longo de diversas criações com um certo cariz experimental, no sentido da procura de elementos de modernidade na marioneta. Em 1994 João Paulo Seara Cardoso e Isabel Barros criam 3ª Estação, espetáculo experimental e de cruzamento entre a dança e as marionetas.
Registe-se ainda, nesta fase, a importante participação do Teatro de Marionetas do Porto no evento “Peregrinação” da Expo 98, com “Máquina-Homem/Clone- -Fighters”.
Em 2013 é inaugurado o Museu das Marionetas do Porto, assinalando os 25 anos da companhia e celebrando a vida e obra de João Paulo Seara Cardoso. Instalado durante os primeiros 3 anos no edifício nº22 da Rua das Flores, passou a 29 de setembro de 2016 para o edifício contíguo à sede da companhia, na Rua de Belomonte.
Marionetas, adereços e outros objetos emblemáticos utilizados nos espetáculos da companhia, assim como algumas das suas histórias, podem ser vistos e constituem já uma inscrição de referência na cidade.
A prática teatral da companhia, atualmente, revela uma visão não convencional da marioneta, conceito aliás continuamente atualizado, e o entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade. Procuram-se encontrar novas formas de conceção das marionetas, no limite objetos cinéticos, e novas possibilidades de explorar a gramática desta linguagem teatral, no que diz respeito à interpretação e à relação transversal com outras áreas de expressão como a dança, as artes plásticas, a música e a imagem.
Os 47 espetáculos criados até hoje destinam-se a público adulto ou a público jovem e a atividade da companhia divide-se entre as apresentações na cidade do Porto, onde ao longo dos 31 anos criou uma forte corrente de público e uma intensa atividade de itinerância no país e no estrangeiro. Além dos espetáculos, o trabalho das Marionetas do Porto inclui visitas livres e guiadas ao Museu das Marionetas do Porto, leituras encenadas e oficinas, programa habitualmente realizado no Pólo das Marionetas/Quinta de Bonjóia e ainda projetos de criação com a comunidade, apoiados pelo Município do Porto.