Teatro de Marionetas do Porto - Notícias e Eventos

NUNCA - espetáculo para maiores de 3 anos

Evento NUNCA - espetáculo para maiores de 3 anos

Mais de cem anos passaram depois das muito conhecidas aventuras na Terra do Nunca. Peter Pan vai viver para Londres com Wendy. Casam, têm filhos e os anos passam…
Nunca, é descendente de Pan, mais precisamente seu bisneto. O seu destino é resgatar a Terra do Nunca daquela Era de trevas em que mergulhou logo após a partida de Peter. Desta vez o vilão é Capitão-Garfo, neto de Capitão-Gancho, que ocupou o seu lugar anos depois de seu avô ter sido devorado por um enorme crocodilo que raramente se atrasava.

19/11/2016 a 11/12/2016
Museu das Marionetas do Porto - exposição

Evento Museu das Marionetas do Porto - exposição

O Museu das Marionetas do Porto é um museu de autor, centrado na obra de João Paulo Seara Cardoso (1956 – 2010), encenador e diretor artístico do Teatro de Marionetas do Porto. Este é um espaço de memória e futuro, em permanente atualização, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de José Gigante, o mesmo arquiteto que em 1992 fez o projeto do Teatro de Belomonte, ainda em funcionamento e desde então, sede da companhia.

30/9/2016 a 31/8/2018
Barba Azul - foto de Susana Neves

Evento Barba Azul - espetáculo para maiores de 4 anos

Ao contrário do trágico conto infantil, esta abordagem, explora uma alternativa que se foca na complexa personalidade do Barba Azul.  Nesta versão, onde se misturam outras personagens do universo do autor Charles Perrault, Barba Azul, envolve-se numa trama carregada de acontecimentos cómicos e inesperados, que ainda assim refletem as vicissitudes do comportamento humano. 

8/2/2016 a 13/2/2016
foto de Susana Neves

Evento ÓSCAR - espetáculo para maiores de 4 anos

Óscar tem um jardim, o seu lugar de brincadeira preferido. No jardim constrói os seus mundos imaginários. Relaciona-se com os animais, as plantas e o Jardineiro Joaquim. O espetáculo estrutura-se ao longo das quatros estações. O jardim vai-se vestindo de diversas roupagens. As histórias, a música, as cores, as palavras, os cheiros vão tomando a forma das sensações que caracterizam o jardim durante as diferentes fases do ano.

19/6/2015 a 30/6/2015
MARIONETAS E PAISAGENS - exposição

Evento MARIONETAS E PAISAGENS - exposição

Marionetas e Paisagens, nome da exposição que assinala o 2º aniversário do Museu das Marionetas do Porto. Museu de autor, centrado na obra de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) e lugar de encontro e cruzamento de outros artistas. De destacar a particularidade do Museu das Marionetas do Porto ser um projeto em íntima relação com uma companhia, o Teatro de Marionetas do Porto, o que permite que as peças expostas tenham existência teatral, uma espécie de alma, e no museu adquiram um outro lado, a vida latente enquanto esculturas e obras de arte. Da exposição permanente fazem parte duas peças: Miséria e Teatro D. Roberto, duas obras emblemáticas do Repertório da Companhia. Na exposição temporária estão presentes marionetas, adereços e partes de cenografia dos espetáculos: A Cor do Céu, Bichos do Bosque, O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim e Macbeth. Na galeria, dedicada a artistas convidados, apresentamos Me LiKe YoU da artista plástica e videasta Ilda Teresa Castro.

3/2/2015 a 26/7/2015
OS 3 PORQUINHOS - espetáculo para m/16 anos

Evento OS 3 PORQUINHOS - espetáculo para m/16 anos

Quando, em 1843, J. O. Halliwell publicou pela primeira vez a história de “Os Três Porquinhos”, estaria longe de imaginar as voltas que o mundo iria dar. O certo é que os três porquinhos e o malvado lobo embalaram na vertigem do tempo e chegaram até nós, habitantes da aldeia global. Onde estão, como sobrevivem, como se adaptaram os nossos porcos metafóricos aos tempos pós-modernistas? Qual é a moral da história?

27/3/2015 a 4/4/2015
FAUSTO - espetáculo para m/12 anos

Evento FAUSTO - espetáculo para m/12 anos

Fausto é o protagonista de uma lenda popular alemã, de um pacto com o demónio. Fausto é um poema de proporções épicas, que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento do seu tempo, faz um pacto com o demónio Mefistófeles, que o enche com a energia satânica repleta da paixão, pela técnica e pelo progresso. Nesta adaptação há um encontro do clássico com a contemporaneidade onde a época é intemporal.

20/2/2015 a 8/3/2015
  • 1 | 1