4/4/2018 a 8/4/2018
Nova criação de Renata Portas estreia-se no Teatro Carlos Alberto
Renata Portas está de regresso à programação do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, com a estreia absoluta de "A Minha Existência Involuntária na Terra", no dia 4 de abril, no Teatro Carlos Alberto. O espetáculo é uma coprodução do Público Reservado e do TNSJ e vai estar em cena até 8 de abril.
cardapio.pt @ 2-4-2018 13:24:38
Renata Portas integrou a programação do TNSJ pela primeira vez em 2014, com a apresentação de A Cena, espetáculo que lhe permitiu “mirar o abismo e resolver o teatro do avesso”. A estreia absoluta de A Minha Existência Involuntária na Terra marca o seu regresso à programação da Casa, com a criadora a assumir a encenação, dramaturgia e cenografia da peça.
A escolha do nome do espetáculo – A Minha Existência Involuntária na Terra – teve origem na autobiografia do dramaturgo italiano Luigi Pirandello. Porém, contrariamente ao que possa sugerir, a peça não se inscreve na corrente de teatro documental ou biográfico, nem é uma obra puramente de inspiração pirandelliana. O espetáculo reúne textos de outros autores, como Robert Musil, Walter Benjamin, Cesare Pavese, Filippo Marinetti, Philip K. Dick e da própria encenadora.
Para o escritor e docente do Ensino Superior Jorge Palinhos, o espetáculo trata-se de um “banquete literário”, no qual os textos de Pirandello “são reunidos para conversarem com os textos de outros pessimistas como ele, para contemplarem as aparências e delas desdenharem, sabendo que nada é mais absurdo do que uma coisa querer parecer o que não é”. Procurando a construção de um “teatro-ensaio”, Renata Portas afirma que este é “um teatro de braço dado com o pensamento, com a filosofia, a filologia, que interrogue, tudo: o gesto teatral, a convenção, o dia a que chamamos Hoje”.
A peça decorre, tal como descreve a encenadora, “num espaço por determinar, ambíguo, entre a ruína” e o espaço teatral por excelência, onde surgem três figuras centrais: um anjo, o filósofo Diógenes e uma “planta beckettiana”, que ora dialogam (Com quem? Connosco? Consigo? Com o nada?), ora inquietam. Citando Renata Portas, “em meio a todo o cepticismo celebrado e invocado no espectáculo, uma hipótese de redenção: a estória de amor de Pirandello e Marta Abba”.
A Minha Existência Involuntária na Terra integra, além do pessimismo, conceitos como a memória, o humano e a perda, características que geralmente figuram nos espetáculos produzidos pelo Público Reservado. Com tradução dos textos de Pirandello da responsabilidade de Cláudia Coimbra, a peça conta com as interpretações de Jaime Monsanto, João Tarrafa, Pedro Manana e Carlos Dias. O espetáculo é para maiores de 16 anos e pode ser visto de quarta a sexta-feira, às 21h00, sábado, às 19h00, e domingo, às 16h00. Os bilhetes têm o preço de 10 euros
Informações
Datas: 4 a 8 de abril de 2018
Local: Teatro Carlos Alberto - Porto
Horário: Quarta a sexta-feira às 21h00 | sábado às 19h00 |domingo às 16h00
Preço: 10 euros
cardapio.pt @ 2-4-2018 13:24:38
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro Nacional São João - Notícias / Eventos