13/5/2020 a 21/5/2020 "Macbeth" e "Alma" em destaque na programação online do Teatro Nacional São João

A programação online do Teatro Nacional São João (TNSJ) segue para mais uma semana, com várias atividades para todas as idades. Até ao próximo domingo, dia 17 de maio, as redes sociais (Facebook e Instagram), o site e o Vimeo da Casa, assim como a plataforma Zoom, vão fazer chegar a casa do público os últimos episódios da “novela” Antígona, testemunhos dos Clubes de Teatro, leituras do Centro Educativo, oficinas, conversas e ainda o espetáculo Macbeth.

cardapio.pt @ 13-5-2020 14:51:02

"Macbeth" ©TUNA

"Macbeth" ©TUNA

“Imaginação perigosa” de Macbeth

Regressando para mais uma “temporada” virtual, a revisitação da mais veloz, enigmática e maligna das tragédias de William Shakespeare está marcada para sexta-feira, 15 de maio, às 22h00. Responsável pela encenação, cenografia e figurinos, Nuno Carinhas assinalou com Macbeth a sua primeira incursão no universo de Shakespeare. Depois de se ter estreado em 2017, é através do Vimeo e do site do TNSJ que a produção própria volta a cena. Emília Silvestre e João Reis são os protagonistas deste “infernal redemoinho” repleto de ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas. Como habitualmente, o espetáculo ficará disponível para visualização até ao final do dia de domingo, 17 de maio.

A saga de Antígona chega ao fim

A viagem pelo universo de Antígona chega esta semana ao fim. Com episódios de cerca de 40 minutos, o projeto – cuja ideia original partiu de Rodrigo Santos e conta com a realização de Maria Leite – é uma espécie de iniciação ao universo desta tragédia grega, através de um “teatrinho de bonecos e outros objetos” desenvolvido com a base na técnica de stop motion. Com interpretação do elenco “quase residente”, os quatro últimos episódios desta “novela” podem ser vistos através do Vimeo, site e Facebook do TNSJ.

Clubes de Teatro do TNSJ são “chamados” ao palco

Os membros dos Clubes de Teatro – que resultam de um trabalho desenvolvido pelo Centro Educativo do TNSJ, junto de jovens entre os 13 e os 18 anos e participantes dos 16 aos 88 anos – foram também chamados ao “palco” virtual. A partir das suas casas, gravaram um testemunho sobre “um momento feliz no São João”, falando de si mesmos, do teatro, de espetáculos marcantes ou encontros decisivos. Estes pequenos vídeos vão circular no Facebook, site e Vimeo da Casa, sem horários definidos, até ao final de maio, sendo que esta semana têm destaque os testemunhos dos Sub-18.

São João volta a deixar a Gaiola Aberta

O encontro com a encenadora Marta Freitas está novamente marcado para as 11h30 de sábado e domingo. Partindo do livro Emocionário (Diz o que Sentes), de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel, os participantes da oficina Gaiola Aberta são desafiados a dar asas às emoções, expressando-as de diversas formas criativas, depois destas semanas em isolamento social. A atividade destina-se a jovens entre os 10 e os 13 anos, anteriormente inscritos na Oficina Páscoa no Teatro.


"Alma" ©TUNA

"Alma" ©TUNA

Conversar com (e sobre) Alma

A partir de Auto de Alma, de Gil Vicente, nasceu a produção própria do TNSJ Alma que se estreou em 2012. Com encenação, figurinos e dramaturgia de Nuno Carinhas, esta última partilhada com Pedro Sobrado, o espetáculo será exibido na RTP2 – às 22h15 de dia 16 –, integrando a divulgação de registos videográficos de peças produzidas pelo São João, no âmbito das comemorações do seu Centenário. Mas, ainda antes do espetáculo passar em televisão, Nuno Carinhas, Pedro Sobrado – presidente do Conselho de Administração da Casa – Pedro Filipe Marques e o elenco do espetáculo reúnem-se no Zoom para uma conversa em torno da montagem e das ressonâncias dos estados desta Alma. A participação nesta conversa requer inscrição através do link https://bit.ly/UmaConversacomAlma.

Uma oficina que explora o jogo “clownesco”

Mais uma vez, e já desvendando um pouco das iniciativas da próxima semana, o espetáculo Castro – produção própria com encenação do diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso – dá o mote para um momento de interação online. De 18 a 21 de maio, o ator Rodrigo Santos vai orientar uma oficina que tem por base a personagem que interpreta na peça. Na atividade será explorada a essência do processo teatral através da técnica de Clown, abordando os principais atributos e regras do jogo clownesco, fulcrais na construção de personagem e cena (e não necessariamente de uma ideia de humor ou nonsense). Aberta à participação de todos, mas especialmente orientada para atores e profissionais do espetáculo, a oficina vai realizar-se de segunda a quinta-feira, às 15h00, e requer inscrição através de link brevemente disponível no site do TNSJ.

cardapio.pt @ 13-5-2020 14:51:02


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro Nacional São João - Notícias / Eventos