Luís Preto vence prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2017

Luís Preto foi o vencendor do prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2017 com o seu portefólio “Maciço Antigo”.

cardapio.pt @ 8-1-2018 15:07:06

Foto do portefólio "Maciço Antigo" de Luís Preto (Vencedor do Prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2017)

Foto do portefólio "Maciço Antigo" de Luís Preto (Vencedor do Prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2017)

Luís Preto, de 38 anos, é profissional na área do Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica. Desde 2016 que desenvolve o seu trabalho no campo da fotografia dedicando-se à mutação cultural das comunidades rurais no Norte de Portugal. Em 2017 viu as suas obras em exposições coletivas na School of Visual Arts em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, no Fotofestiwal, na Polónia e em Portugal no Museu do Douro e no Centro Português de Fotografia no Porto.

Sobre o portefólio que lhe valeu o prémio Fotógrafo Revelação 2017, o júri considerou que “o autor consegue materializar o mundo rural português com o que o envolve, acabando por criar uma narrativa conscientemente cuidada que acaba por revelar as gentes e os lugares isolados num Portugal que vive entre o frágil e os poucos mas fortes alicerces do passado”.

O júri da edição de 2017 do programa Novo Talento FNAC da fotografia é composto por Mário Cruz - presidente do júri - (fotojornalista da Lusa e vencedor do World Press Photo 2016 na categoria de Assuntos Contemporâneos); Augusto Brázio (Fotógrafo); Francisco Feio (professor de fotografia); e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público).


A menção honrosa foi atribuida a Adriano Pimenta, de 49 anos, pelo seu portefólio “Testemunho ou Chacado” – uma compilação de imagens que testemunham alguns dos elementos fundamentais da cultura, história e território Saudita. As fotografias simbolizam uma vivência de alguém que aprendeu a observar através da sua máquina fotográfica, a singularidade de uma nação.

Foto do portefólio “Testemunho ou Chacado” - Adriano Pimenta (Menção honrosa Prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2017)

Foto do portefólio “Testemunho ou Chacado” - Adriano Pimenta (Menção honrosa Prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2017)


O vencedor do concurso recebe uma máquina fotográfica Canon, um curso de fotografia até um ano no Instituto Português de Fotografia, ambos parceiros do programa, e uma assinatura anual da revista “O Mundo da Fotografia”, media partner do concurso. Ambos os fotógrafos verão, ainda, os seus trabalhos expostos nos Fóruns FNAC pelo período mínimo de um ano.

A cerimónia de entrega de prémios está marcada para dia 20 de janeiro de 2018 nas FNAC do Chiado, em Lisboa, às 19 horas e de Santa Catarina, no Porto, pelas 18 horas.

cardapio.pt @ 8-1-2018 15:07:06