Santa Casa restaura Capela de São Roque nas instalações da Marinha

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, formalizam amanhã, dia 30 de abril, às 16h00, nas Instalações Centrais da Marinha, o acordo que define o projeto e respetivo investimento do restauro da Capela de S. Roque.

SCML @ 29-4-2015 12:52:13

A Capela de São Roque, considerada Imóvel de Interesse Público, vai ser recuperada pela Misericórdia de Lisboa, que garante assim que este imóvel passe a deter as condições de conservação adequadas ao seu valor histórico e patrimonial.

Este é mais um dos investimentos feitos pela Santa Casa na recuperação do património do país, nas últimas décadas. O elo histórico, presente através das várias representações existentes na Capela de cenas da vida de São Roque, e a aposta da instituição na preservação da Memória e do Património Arquitetónico e Artístico Nacional são argumentos de força para o apoio a esta intervenção.

Construída em 1760, segundo um projeto de Eugénio dos Santos, a Capela de São Roque foi sede da Irmandade dos Carpinteiros Navais. Considerado Imóvel de Interesse Público, tem uma fachada simples, rasgada por portal, encimado por janela e crucifixo. No interior, merecem destaque a nave única abobadada com decoração em estuque no teto; as paredes laterais revestidas por painéis de azulejos historiados, setecentistas, representando cenas da vida de São Roque, padroeiro da Irmandade e, consequentemente, da capela; e o altar-mor com o seu retábulo de talha dourada e tela pintada a óleo com cenas da vida do referido santo.

SCML @ 29-4-2015 12:52:13


Clique aqui para ver mais sobre: Capela de São Roque - Notícias / Eventos