16/5/2015 a 18/5/2015 Dia e Noite dos Museus no Museu Alberto Sampaio

Música, visitas guiadas e livres, sessões de marionetas e teatros de sombras... Estas são algumas das propostas do Museu Alberto Sampaio para a Noite dos Museus, que se assinala no dia 16 de Maio, e também para o Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio.

cardapio.pt @ 12-5-2015 15:23:06

16 de Maio - Noite dos Museus

21h00 – Momento Musical no Claustro

No belíssimo claustro do Museu, Ana Almeida e Salomé Ferreira, com flauta transversal, e Daniela Ferreira, com violino, farão a interpretação de obras de grandes mestres como Bach, Haydn, Mozart e Telemann.

21h30 – Teatro de Sombras: Lenda do Espirro de D. João I

Segundo a lenda, antes da Batalha de Aljubarrota, o rei D. João I terá dado um espirro, que terá encarado como sinal de mau agoiro e que o terá levado a pedir ajuda a Santa Maria da Oliveira.

22h00 – Visita Guiada ao Museu

O Museu de Alberto Sampaio encontra-se instalado em pleno Centro Histórico de Guimarães ocupando espaços de valor histórico e artístico e as suas coleções incluem 12 tesouros nacionais.

Ao longo da noite - Visitas Livres

Visitas livres ao Museu de Alberto Sampaio para admirar as suas magníficas coleções de ourivesaria, pintura, escultura e têxtil.

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus

10h00 – Teatro de Marionetas: Afonso Henriques, um rei a valer!

Este divertido teatro apresenta os momentos mais importantes da vida do nosso rei Conquistador, dando a conhecer aos mais pequenos esta figura emblemática da História de Portugal.

11h00 e 14h30 – Do 1.º ao 10.º Rei de Portugal

Numa sessão com marionetas variadas e vestidas a rigor, apresentam-se os dez primeiros reis de Portugal e as rainhas por detrás de cada um deles.

15h30 – Teatro de Sombras: Lenda da Santa Cabeça

O relicário da Santa Cabeça, incluído na coleção de ourivesaria do Museu, é o mote para a apresentação desta lenda ligada a D. João I.

Ao longo do dia - Visitas Livres

Visitas livres ao Museu de Alberto Sampaio para admirar as suas magníficas coleções de ourivesaria, pintura, escultura e têxtil.

À exceção das visitas livres, as atividades do dia 18 implicam marcação prévia, através dos seguintes contactos: 253 423 913 / masampaio.se@culturanorte.pt

cardapio.pt @ 12-5-2015 15:23:06


Clique aqui para ver mais sobre: Museu de Alberto Sampaio - Notícias / Eventos