13/2/2015 a 31/5/2015
Exposição "Isto é uma Ponte" de Bernard Frize no CAM - Gulbenkian
Bernard Frize, um dos mais destacados pintores franceses da atualidade, recentemente distinguido com o prémio da Academia das Artes de Berlim, vai expor pela primeira vez em Portugal, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian.
Gulbenkian @ 6-2-2015 12:28:16
A mostra, intitulada Isto é uma Ponte, concebida pelo artista em conjunto com Isabel Carlos, que assina a curadoria, abre ao público no dia 13 de fevereiro e vai reunir pinturas produzidas durante a segunda metade da sua carreira.
Desde meados da década de 1970 que a obra de Bernard Frize, nascido em 1949, se tem vindo a desenvolver na forma de séries, ou seja, grupos de pinturas fortemente relacionadas, com uma sintaxe compositiva específica que é explorada até que o artista a considere esgotada, sendo nesse ponto de exaustão que o conjunto de condições seguinte se revela.
Nesta exposição, Frize propõe focar-se em quatro séries de trabalhos produzidos ao longo de duas décadas. Estas séries distinguem-se por diferenças técnicas e estéticas – expectáveis num tão longo período de tempo –, mas encontram-se também ligadas entre si. A ideia que subjaz à exposição é evidenciar ligações entre as séries e a forma como as ideias que as atravessam se interligam, transformam e evoluem, de modo a revelar a singularidade do projeto artístico de Frize. O próprio artista escreve sobre as pinturas que escolheu: “Estão ligadas entre si pelo facto de serem distantes do meu habitual trabalho multicolorido. Seria difícil identificar um tema convencional ou considerá-las totalmente abstratas. A produção destas obras tem sido errática e abrange um longo período de tempo; algumas aconteceram em séries longas, outras têm um único exemplar. Todas elas foram produzidas usando meios muito simples; a maioria com uma única cor, algumas com duas, não mais do que isso.”
Através de uma linguagem singular e de um vocabulário preciso, simultaneamente enigmático e atraente aos sentidos, esta exposição estabelece uma ponte entre a abstração e a figuração, a natureza e a cultura, a fotografia e a pintura.
INFORMAÇÕES
Local: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Datas: 13 de Fevereiro a 31 de Maio de 2015
Horário: Das 10h00 às 18h00 (Encerra às segundas)
Gulbenkian @ 6-2-2015 12:28:16