4/3/2015 a 4/3/2015 Lenda viva do santoor em concerto no Museu do Oriente

Lenda viva do santoor, instrumento tradicional de cordas, o compositor, instrumentista e musicólogo Pandit Bhajan Sopori sobe ao palco do Museu do Oriente para um concerto de música clássica indiana, quarta-feira, 4 de Março, às 21.30.

@ 25-2-2015 16:52:38

Pandit Bhajan Sopori

Pandit Bhajan Sopori

O espectáculo integra um repertório de música clássica indiana na sua forma tradicional milenar, de onde se destacam Aalap e Jod no estilo Dhrupad, com acompanhamento de tambor pakhawaj. Seguem-se composições em diferentes ciclos rítmicos, acompanhadas por percussão em tabla e pakhawaj, bem como algumas melodias semi-clássicas ou composições Kashmiri Sufiana, tradicionais de Kashmir.

O artista é uma verdadeira instituição cultural na Índia, sendo aclamado como o “Rei das Cordas”. Ao longo de uma carreira de seis décadas, Pandit Bhajan Sopori foi pioneiro na afirmação do santoor como instrumento a solo. Na década de 1950, fez história ao interpretar ao vivo, pela primeira vez, música clássica em santoor. Desde então, tem vindo a explorar as potencialidades deste instrumento, sendo responsável pela introdução do “Sopori Baa”, estilo de interpretação do santoor clássico.

Autor de mais de cinco mil composições em todos os idiomas falados na Índia, bem como alguns idiomas estrangeiros, o seu trabalho é interpretado por músicos eruditos e populares. A par da sua actividade como músico e compositor, Pandit Bhajan Sopori desenvolveu trabalho de investigação na área do som e terapia sonora e tem acumulado prémios e condecorações nacionais e internacionais.

Concerto de Santoor com Pandit Bhajan Sopori Música Clássica Indiana
Local: Museu do Oriente
Data: 4 de Março, quarta-feira
Horário: 21.30
Preço: € 8,00 (descontos em vigor)
Duração: 75 min., sem intervalo
M/6

@ 25-2-2015 16:52:38


Clique aqui para ver mais sobre: Museu do Oriente - Notícias / Eventos