18/4/2015 a 18/4/2015 The Indian ‘Émigrés’, retratos da comunidade indiana no mundo

Na série a que deu o nome The Indian ‘Émigrés’, Pablo Bartholomew fotografa a comunidade indiana espalhada pelo mundo e, a partir de Abril, Portugal estará no foco da sua lente. O fotógrafo apresenta este projecto numa conferência de entrada livre que se realiza sábado, 18 de Abril, às 15.00, no Museu do Oriente.

LPM Comunicação @ 8-4-2015 11:25:59

Em conversa com a curadora Inês Valle e a antropóloga Ana Paula Fitas, Pablo Bartholomew mostra o trabalho realizado até ao momento, em países como Estados Unidos e França, no âmbito deste extenso projecto iniciado no final da década de 80.

Ao abrigo de uma bolsa da Fundação Oriente, o prestigiado fotógrafo vai empreender, a partir de Abril, uma recolha de imagens das comunidades indiana e goesa em Portugal, com vista a integrar The Indian ‘Émigrés’.

Este projecto fotográfico revela a constante negociação entre identidade cultural e lugar habitado, em que assenta a vida destas comunidades da diáspora indiana nos seus países de adopção. São imagens poderosas, que captam a fusão entre assimilação, integração, preservação da tradição e transmissão de valores.

As fotografias de Bartholomew "contrapõem a luta com o sucesso, o humor com a ironia, observando ritos e rituais quotidianos, bem como ocasiões de forte significado comunitário ou religioso, no contexto de paisagísticas culturais e físicas em transformação". Em simultâneo, analisa os dois mundos do indiano migrante - o interior, das raízes, da religião, da tradição ou da ‘indianidade’ - e a sua preservação no exterior - o lugar onde vive.

Pablo Bartholomew é um fotógrafo indiano autodidacta que vive em Nova Deli, Índia. Com uma carreira de mais de 20 anos como fotojornalista, venceu por três vezes o prestigiado prémio World Press Photo (incluindo a "Foto do Ano", em 1984, pela sua imagem icónica da tragédia de Bhopal). Distinguido, em Abril de 2013, com a Padmashree (Padma Shri) – uma das mais eminentes honras civis da Índia -, em 2014, recebeu o grau de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres, em França.

A título individual expõe, desde 1979, em galerias, museus e festivais de fotografia de todo o mundo. Actualmente, Pablo Bartholomew continua a desenvolver The Indian ‘Émigrés’, enquanto trabalha nos arquivos fotográficos e literários de seu pai, Richard Bartholomew.

Conferência The Indian ‘Émigrés’
18 de Abril, sábado
Com Pablo Bartholomew, Ana Paula Fitas, Inês Valle (moderadora)
Horário: 15.00
Entrada livre, limitada à capacidade da sala
Língua de trabalho: inglês, sem tradução

LPM Comunicação @ 8-4-2015 11:25:59


Clique aqui para ver mais sobre: Museu do Oriente - Notícias / Eventos