22/2/2020 a 22/2/2020 Ciclo Piano Forte no Museu do Oriente

Do Japão à Europa, ao som da música

Uma viagem musical pelo Japão, visto por dentro, e também pelo Sul da Ásia, visto a partir da Europa, é a proposta do próximo concerto do Ciclo Piano Forte que o Museu do Oriente apresenta no próximo dia 22 de fevereiro.

cardapio.pt @ 14-2-2020 11:45:14

Interpretado por David Silva (Flauta) e Philippe Marques (Piano), o recital abrange obras dos compositores japoneses Toru Takemitsu, Michio Miyagi e Takashi Yoshimatsu, mas também, dos franceses Claude Debussy e Albert Roussel, para mostrar como, apesar das diferenças culturais, a música é uma arte universal mesmo que criada em diferentes partes do globo.

David Silva é membro da Gustav Mahler Jugendorchester, desde 2017, e encontra-se a frequentar o mestrado em performance no Koninklijk Conservatorium de Bruxelas, com o flautista Carlos Bruneel. A sua formação musical passou pela Escola de Música do Conservatório Nacional, Escola Superior de Música de Lisboa e a Haute École de Musique de Genebra. Em paralelo, colabora regularmente com diversas orquestras, das quais se destacam Musikkollegium Winterthur Orchester (Suiça), Orchestre de la Suisse Romande (Suíça), Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica Portuguesa (Portugal) ou Orchestre des Jeunes de la Méditerranée (França).  Enquanto solista, foi premiado em vários concursos nacionais, tais como Concurso Flauta&Arte (1.º lugar), Concurso Internacional José Massarão (1.º lugar), Concurso da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (1.º lugar) e Concurso “Cultivarte” (3.º prémio).   

Philippe Marques (1991, Lausanne) iniciou os estudos musicais em 2001 e, em 2006, foi admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde completou o Curso de Piano. Desde então, tem vindo a actuar regularmente por todo o país. Enquanto solista, apresentou-se internacionalmente em França, nos Estados Unidos e no Brasil. Colabora regularmente com instituições como a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em 2014 obteve o grau de Mestre em Música, na Escola Superior de Música de Lisboa. Lecciona no Conservatório de Música da Metropolitana e na Escola Profissional Metropolitana. Os seus mais recentes projectos incluem a gravação da integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo, bem como de obras de câmara de Ruy Coelho.


Programa

Voice para flauta solo (1971) | Toru Takemitsu

Haru No Umi (1929) | Michio Miyagi

Digital Birds Suite (1982) | Takashi Yoshimatsu

I.                  Bird-Phobia                        

II.                 A Bird in the Twilight      

III.               Twitter Machine

IV.               A Bird in the Noon

V.                Bird Circuit

[intervalo]

Joueur de flûte, Op. 27 (1924) | Albert Roussel

I.                  Pan                    

II.                 Tityre

III.               Krishna

IV.               Monsieur de la Péjaudie                                     

Prélude à L’après-midi d’un faune (1894) | Claude Debussy                 


Informações

Data: 22 de fevereiro de 2020

Local: Museu do Oriente, Lisboa

Horário: 19h00

Bilhetes: 12 euros

cardapio.pt @ 14-2-2020 11:45:14


Clique aqui para ver mais sobre: Museu do Oriente - Notícias / Eventos