16/10/2020 a 17/1/2021 Exposição “Terra Suspensa” no Museu do Oriente

Artistas macaenses reflectem sobre a história e o território

O Museu do Oriente abre ao público “Terra Suspensa”, uma exposição colectiva que mostra a visão de quatro artistas macaenses sobre a história do seu território, definitivamente marcada pela transferência de soberania, em 1999, de Portugal para a China.

cardapio.pt @ 16-10-2020 15:44:55

"Terra Suspensa" Wong Ka Long

"Terra Suspensa" Wong Ka Long

Para quem testemunhou e viveu a mudança, incluindo os artistas participantes, o sentimento comum é que se habita hoje uma área cinzenta, entre o preto e branco, com alguns a olharem saudosos para o passado e, outros, ansiosos por um novo futuro. Nascidos entre as décadas de 70 e 90, os quatro artistas convidados cresceram em diferentes contextos, mas todos vivenciaram, ainda que de formas distintas, o período que antecedeu e se seguiu à transferência.

A fotografia da artista Sharna Lam registou a alimentação para animais domésticos - ratos congelados, o que expressa um destino inexorável. Por outro lado, o artista Eric Fok sentiu que o tempo voa rapidamente, pelo que representou o antigo mapa de Macau para registar a história inalterável. Os dois outros artistas, Leong Chi Mou e Wong Ka Long, partilham uma sensação aguda de impotência relativamente aos seus futuros incontroláveis. As pinturas a óleo de Leong Chi Mou reúnem elementos diferentes para exprimir o seu reflexo na sociedade actual, ao passo que os capacetes e relevos de Wong Ka Long, representam o dilema entre o passado e o futuro. 

“Terra Suspensa” está patente até 17 de Janeiro de 2021, no Museu do Oriente.


Informações

Datas: 16 de outubro a 17 de janeiro de 2021

Local: Museu do Oriente, Lisboa

Horário: terça-feira a domingo, 10.00-18.00

(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 20.00, com entrada gratuita a partir das 18.00)

Preço: 6 €

Lotação máxima de 12 pessoas. Recomendações da Direcção-Geral da Saúde em contexto pandémico.

cardapio.pt @ 16-10-2020 15:44:55


Clique aqui para ver mais sobre: Museu do Oriente - Notícias / Eventos