18/5/2021 a 18/5/2021 Museu do Oriente celebra Dia Internacional dos Museus

O Museu do Oriente assinala o Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, com entrada gratuita e uma visita orientada à sua mais recente exposição “A Vez das Deusas”, às 16.00, seguida de uma sessão de desenho acompanhada por José Louro, do coletivo de artistas Urban Sketchers. 

cardapio.pt @ 14-5-2021 16:12:28

Inspirado no tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para comemorar a data este ano - “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” -, o Museu do Oriente desafia a reimaginar o universo visual e simbólico da exposição de cartazes indianos, através do desenho.

“A Vez das Deusas” dá a conhecer uma parte fascinante da cultura visual e da história contemporânea da Índia, contada a partir de cartazes e dos deuses que estes representam. Propõe uma abordagem às funções religiosas, políticas e sociais dos cartazes indianos, dando especial destaque a questões de género e de definição dos papéis sociais, com base nas imagens das deusas hindus.

Fortes, frágeis, poderosas e submissas, as deusas representadas dão o mote para uma reflexão sobre os desafios de ser mulher hoje, múltipla, complexa e divina. Sob o olhar das deusas, num total de 97 Cartazes da colecção Kwok On do Museu do Oriente, são exploradas as suas qualidades humanas e mundanas, com as suas características divinas e sobre-humanas, para notar conceitos e paradoxos que falam sobre o que significa ser deusa e mulher na realidade em que vivemos. Uma abordagem simbólica de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que opera sobre a actual condição feminina no mundo.

Não é necessária qualquer experiência prévia para participar, pois o objetivo é interpretar “A Vez das Deusas” através do desenho de forma recreativa, analisando, simplificando e, porque não, alterando aquilo que se vê. Pretende-se que, no final, cada participante leve no seu caderno um projecto gráfico pessoal e, principalmente, vontade de continuar a desenhar.  

A visita é orientada por Alexandre Correia (Museu do Oriente) e a sessão de desenho é acompanhada por José Louro, do coletivo de artistas Urban Sketchers.

“Ver, configurar, reimaginar” – Visita orientada “A Vez das Deusas” e sessão de desenho

Dia Internacional dos Museus

18 Maio

16.00-19.00 (visita 60’ + 120’ sessão de desenho)

Gratuito mediante inscrição

M/16 anos

Participantes: máx. 5

cardapio.pt @ 14-5-2021 16:12:28


Clique aqui para ver mais sobre: Museu do Oriente - Notícias / Eventos