16/11/2019 a 16/11/2019 Conversas em Belém: "Império e Fotografia: os álbuns das viagens de Óscar Carmona"

O Museu da Presidência da República, em parceria com o Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, promove no próximo dia 16 de novembro uma sessão de conversas aberta ao público subordinada ao tema "Império e Fotografia: os álbuns das viagens de Óscar Carmona".

cardapio.pt @ 13-11-2019 12:00:42

Até aqui cingidas às exposições temporárias, as Conversas em Belém ganharam autonomia e prometem tornar-se numa importante porta aberta à cidadania, com a discussão aberta de temas ligados à História de Portugal, ao património, à arte, e muito mais, de entrada livre, no Museu da Presidência da República.

Nestas «primeiras» conversas serão assinalados os 80 anos da viagem do Presidente Óscar Carmona às então colónias portuguesas, com uma tarde dedicada aos álbuns de fotografias que saíram dessas históricas viagens (em 1938 e 1939). Publicados pela Agência Geral das Colónias, os álbuns de fotografias destinavam-se a difundir a propaganda imperial do regime, sendo, hoje, importantes testemunhos históricos.

Reorganizada em 1932, a Agência Geral das Colónias, sob as premissas do «conhecer» e «informar», pretendia centralizar toda a informação de assuntos e notícias que interessassem aos Governos Central e Coloniais.


A propaganda constituía uma importante estratégia para a divulgação das possessões ultramarinas por parte das várias potências europeias, com territórios além-mar, recorrendo, para isso, a todo o tipo de formas de comunicar para salientar as possibilidades desses «novos» territórios: brochuras, conferências, congressos, exposições, feiras, folhetos, livros, periódicos, álbuns fotográficos, entre outros meios.

Externamente, a disputa pelas colónias exigia a constante ratificação e legitimação da posse dos territórios aos olhos dos líderes de outras potências internacionais.

Os álbuns, de 1938 e 1939, tinham como objetivo a propaganda do regime no exterior com a distribuição em feiras internacionais. O jornalista Firmino Marques da Costa, que, embora não tenha assinado as fotografias, é referido nos relatos de viagem como o seu autor.

A iniciativa realiza-se das 15h00 às 17h00 e a entrada é livre, mediante inscrição prévia.


Informações

Data: 16 de novembro de 2019

Local: Museu da Presidência da República, Belém, Lisboa

Horário: 15h00 - 17h00

Preço: Entrada livre

Inscrições prévias obrigatórias através dos seguintes contactos:  Telefone: 21 361 46 60 | E-mail: museu@presidencia.pt

cardapio.pt @ 13-11-2019 12:00:42


Clique aqui para ver mais sobre: Museu da Presidência da República - Notícias / Eventos