14/3/2017 a 22/4/2017 Casa-Museu Medeiros e Almeida celebra 50 anos de pintura de Noronha da Costa

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, acolhe, a partir de 14 de março, a exposição “Isto não é só um écran - Noronha da Costa – 50 anos de pintura (1967-2017)”. A maioria das peças, referentes a diversos períodos, é da coleção pessoal de Noronha da Costa e estará patente na Galeria de Exposições Temporárias, ficando a fase atual do pintor integrada no espaço da coleção da Casa-Museu, até ao dia 22 de abril de 2017.

cardapio.pt @ 6-3-2017 17:47:33

©Noronha da Costa

©Noronha da Costa

Trata-se de uma exposição antológica do pintor Noronha da Costa, figura de referência no universo das artes plásticas em Portugal, desde finais dos anos 60, e tem como objetivo a comemoração dos 50 anos de atividade do artista.

A exposição tem a curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, conceituado crítico de arte, que, desde finais da década de 80, vem defendendo Noronha da Costa no plano histórico, crítico e curatorial.

Esta mostra permite ao público desenvolver algumas pistas conceptuais para a compreensão da obra de Noronha da Costa, marcada pela experimentação constante de inconfundível pulsão filosófica. O pintor demonstra um questionamento obsessivo em torno da natureza e das possibilidades da imagem, levando a experimentação a um grau de consequência raro e submetendo a sua obra a sucessivas e inesperadas metamorfoses.

A pintura do artista encontra-se representada nas mais importantes coleções públicas e privadas nacionais de arte contemporânea como Gulbenkian, Serralves, CCB, Museu do Chiado, entre outras, e internacionais, como Washington Gallery e Buckingham Palace.

Informações

Datas: 14 de março a 22 de abril de 2017

Local: Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa

Preço: Entrada gratuita para a Galeria de Exposições Temporárias. Para a última parte da exposição, integrada no espaço da coleção da Casa-Museu Medeiros e Almeida, o bilhete é de 5 €.

cardapio.pt @ 6-3-2017 17:47:33

Galeria de fotos