22/4/2021 a 11/7/2021 Serralves apresenta "Para uma Timeline a Haver – genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal"

A exposição Para uma Timeline a Haver – genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal estará patente de 22 de abril a 11 de julho nos Foyers do Auditório do Museu de Serralves.

cardapio.pt @ 21-4-2021 10:09:00

Conhecer a história da dança em Portugal passa, hoje, por pensar um espaço global, atravessado e em relação. A exposição Para uma Timeline a Haver – genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal é um exercício coletivo de sinalização de marcos relativos ao desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal nos séc. XX e XXI, relacionando-os com eventos de matriz social, política, cultural, biográfica e artística.

Levada a cabo intermitentemente desde 2016 por Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins e Carlos Manuel Oliveira e assumindo o presente como lugar de enunciação, a exposição que se apresenta em Serralves com design de Marco Balesteros, implicou uma reconfiguração física e metodológica do que é dado a ver. Esta edição combina fontes bibliográficas com escuta de testemunhos, recolha de documentos originais com pesquisa iconográfica, desenho de narrativas e relações, procurando criar um lugar múltiplo para a compreensão do que é ou pode ser a dança, e propondo uma familiaridade com obras, autores, “cânones”, corporalidades, épocas e mundividências, interrogando-os estética e politicamente.

Esta exposição integra a programação do DDD – Festival Dias da Dança

cardapio.pt @ 21-4-2021 10:09:00


Clique aqui para ver mais sobre: Museu de Arte Contemporânea de Serralves - Notícias / Eventos