“RE:VOLUÇAO DAS ESTRELAS” - Em junho, Lisboa torna-se polaca!

De 4 a 8 de junho, a capital portuguesa irá receber um dos maiores eventos europeus da cultura polaca: o Festival “RE:VOLUÇAO DAS ESTRELAS”.

cardapio.pt @ 26-5-2014 15:22:27

No ano em que se comemoram os 25 anos sobre as transiçoes democráticas na Polónia e os 40 anos da Revoluçao dos Cravos, Lisboa vai acolher uma representaçao notável de artistas polacos e dos seus projetos inovadores.


Numa iniciativa conjunta da Embaixada da República da Polónia em Lisboa, da regiao Voivodia da Cujávia-Pomerânia e da Fundaçao Platon, de 4 a 8 de junho, Lisboa vê nascer a "RE:VOLUÇAO DAS ESTRELAS“.


O Festival "RE:VOLUÇAO DAS ESTRELAS“ é um conjunto de eventos culturais inovadores que terá início com uma mostra de vídeo na estaçao Baixa-Chiado e irá passar por um flashmob na Rua Augusta com a direcçao de Lukasz L.U.C. Rostkowski - um dos mais proeminentes nomes da cultura contemporânea polaca; um desfile de moda e sessão fotográfica num eléctrico antigo com Alexandra Sulzynska - uma das designers mais promissoras da nova geraçao e fundadora da marca Jolie Su - a apresentar a sua coleção única “Gypsy Puzzle"; até aos concertos de Domowe Melodie e Mariusz Lubomski, na Casa Independente, entre tantas outras propostas.


“Será uma reuniao do Oriente e do Ocidente da Europa, de dois caminhos diferentes para a liberdade” – diz Jan Swierkowski, o diretor artístico do Festival. “As estrelas polacas vao fazer uma revoluçao artística para comemorar as mudanças históricas que permitiram libertar a nossa criatividade e deram a luz verde para o florescimento da cultura e da ciência,” acrescenta.


A cereja no topo do bolo chega com o espetáculo que dá nome aos festival - "RE:VOLUÇAO DAS ESTRELAS“ - do grupo artistico Instytut B61. O espetáculo mostra o dia a dia dos investigadores de uma instituição secreta, cujo objetivo é descobrir a vida das estrelas - desde o Big Bang até à explosão da Supernova. O performer Stefan Kornacki vai criar o laboratório do Instituto e transformará os Domowe Melodie em Estrela de neutrons. Duas instalações ópticas de Joachim Slugocki e a obra da letã Elina Cerpa prometem tirar o fôlego aos espetadores que também vão ficar a conhecer artistas bem conhecidos do público polaco : L.U.C. e Mariusz Lubomski, aqui a desempenhar papéis muito especiais. O espetáculo conta ainda com a participação dos professores misteriosos do Instytut B61: o astrónomo Maciej Ceglowski e o ator Lukasz Ignasinski. Os autores da cenografia são Lukasz Kazmierczak, Marcin Czarnota, Lukasz Milewski, Krzysztof Wachowiak e Przemyslaw Wyciechowski. O evento vai acontecer num espaço supreendente da Mouraria, cuja localizaçao será mantida em segredo até ao último momento. Estão previstos 8 espetáculos nos dias 6 e 7 de junho. (ver programa completo em baixo).


Serão assim 5 dias de intensa vida artística polaca na capital portuguesa que têm como principal objectivo o estreitar de laços entre os dois países e, especialmente, entre as duas culturas e exaltar o espírito da revoluçao pacífica, de solidariedade e de liberdade. Todos os eventos são gratuitos.


O festival "RE:VOLUÇAO DAS ESTRELAS“ é um projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Operacional Regional da Voivodia da Cujávia-Pomerânia para os anos 2007-2013 e pela regiao Voivodia da Cujávia-Pomerânia, tem o apoio da Embaixada da República da Polónia em Lisboa - que irá levar a cabo paralelamente um programa de diplomacia pública - e será implementado no âmbito da bolsa do Ministério da Cultura e do Património Nacional da Polónia.

Domowe Melodie

Domowe Melodie

PROGRAMA COMPLETO

4 de junho
7h00 - 19h00 O comunismo chegou ao fim! - na estação de metro Baixa-Chiado será apresentado o vídeo histórico de 1989 no qual a atriz polaca Joanna Szczepkowska anuncia o fim do comunismo.
10:00 - 10:30 Tributo à Solidariedade - estudantes e artistas polacos, em conjunto com diplomatas de Lisboa, organizam um flashmob histórico na Rua de Augusta perto do Arco. Venha e participe!
22h00 Concerto de Domowe Melodie - Casa Independente


Coleção "Gypsy Puzzle" de Aleksandra Sulzynzska

Coleção "Gypsy Puzzle" de Aleksandra Sulzynzska

5 de junho
Desfile Elétrico - realização do vídeo e sessão fotográfica da coleção “Gypsy Puzzle“ da criadora Aleksandra Sulzynska nos elétricos da zona velha de Lisboa.

Jan Swierkowski - Instytut B61

Jan Swierkowski - Instytut B61

6 e 7 de junho
RE:VOLUÇÃO DAS ESTRELAS“ pelo Instytut B61 
Espectáculo interdisciplinar e surpreendente cuja localização será mantida em segredo até ao último momento. Apenas levantamos o véu para informar que será na zona da Mouraria, sendo o ponto de encontro no Largo Intendente. 
Para poder assistir às sessões, e para ter acesso a toda a informação, pedimos que se dirijam à página oficial do evento www.revolucao.pl de maneira a efectuar o registo que, apesar de gratuito, é obrigatório. 
As sessões estão marcadas para 6 e 7 de junho às 20h00, 21h30, 23h00, 00h30.


Mariusz Lubomski

Mariusz Lubomski

8 de junho
19h00 Concerto de Mariusz Lubomski - Casa Independente

cardapio.pt @ 26-5-2014 15:22:27