Endògenos: 10ª Edição privilegia Berbigão
O berbigão é a iguaria redigida e proclamada pelo Chef Ivan Fernandes na 10ª edição do projecto Endògenos, que ocorre dia 25 de Março, quarta-feira, 19h30, no Restaurante Clube dos Jornalistas, situado no Bairro da Lapa, em Lisboa.
Pressinform @ 12-3-2015 16:09:59
Mais um evento, o 10º, em que se visa promover, valorizar e dinamizar uma espécie autóctone, desta feita proveniente do mar e rias portugueses.
O Chef residente do Clube dos Jornalistas é o responsável pela criação dinâmica, autêntica e sofisticada de um conjunto de pratos com esta espécie bivalve, abundante na zona costeira do nosso país.
Ivan Fernandes, de nacionalidade brasileira, além de músico e fotógrafo, define-se como “historiador de formação, cozinheiro de opção”, ingressando no mundo da cozinha aos 35 anos. Revê na comida e nas suas receitas uma forma de expressão, onde relembra, de forma afectiva, um mundo de situações, amigos e pessoas.
Foi mentor do Festival Gastronómico de Curitiba e trabalhou, como Chef, consultor e organizador de eventos, em restaurantes no Brasil, França, Itália, Suíça e Espanha.
O Clube de Jornalistas, fundado em 1983, espaço lendário e acolhedor, renovado com um novo conceito em 2010, é um dos restaurantes mais conhecidos na capital e o espaço que se vê ideal para acolher mais uma edição desta iniciativa, que como nenhuma outra, celebra os produtos portugueses.
Com o custo de 30 euros por pessoa, este jantar único é limitado às primeiras 30 reservas, as quais devem ser realizadas por email para nn@nunonobre.com
A harmonia vínica deste jantar é da responsabilidade da Oficina do Vinho, loja de Campo de Ourique que retoma a venda de vinho a granel, como em idos tempos. Na 10ª edição do Endógenos apresenta vinhos brancos e tinto directamente do produtor.
O Berbigão desta edição é 100% nacional e seleccionado desde a sua origem, proveniente da empresa Aki D’el Mar Mariscos, situada nas Caldas da Rainha, que se dedica à depuração e comércio de bivalves vivos, ultra-congelados e uma larga variedade de mariscos.
O projecto Endògenos interpreta experiências enogastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares Portugueses, provenientes da terra e mar, e suas regiões de origem.
O Endògenos teve a sua 1ª edição em finais de 2013 com a valorização do Medronheiro pelo Chef Luis Miguel Rodrigues do restaurante Bastardo, em Janeiro de 2014, a 2ª edição degustação toda ela dedicada ao Ouriço-do-mar por Chef António Alexandre, seguindo-se no dia 13 de Março, no restaurante Aviz, um jantar temático dedicado ao Capão, num menu degustação da autoria do Chef Cláudio Pontes.
A 5 de Abril, esteve em Peniche, no restaurante do Hotel Pinhalmar, com um menu dedicado às Algas, sob a responsabilidade do Chef Bruno Gaspar, da Escola Hotelaria de Colares.
Carapau Seco foi o mote da edição seguinte, a 3 de Maio, na Nazaré, com pratos construídos pela Chef Ana Pereira, da “Taverna Do 8 ó 80”. O Chef Cordeiro, a 28 de Maio, “mandou todos à Fava” no seu restaurante de Lisboa.
A 17 de Julho, o restaurante Flores do Bairro acolheu o menu do Chef Vasco Lello dedicado à Sardinha. Em Odivelas, coube ao Chef Vitor Claro valorizar a Marmelada Branca de Odivelas a 9 de Outubro.
A 9º edição do Endógenos decorreu dia 25 de Fevereiro, na Adega Machado, a cargo do Chef Alexis Gregório, em que o Carolo de Milho foi a estrela principal.
A iniciativa cabe à dupla Nuno Nobre, empresário da área alimentar e gastronomia na consultora Nuno Nobre + Associados, e a António Alexandre, chefe executivo do Lisbon Marriott Hotel. (FIM-Pressinform).
Pressinform @ 12-3-2015 16:09:59
Clique aqui para ver mais sobre: Clube de Jornalistas - Notícias / Eventos