26/2/2016 a 26/2/2016 "Wine & Gastronomy Experience" no Antiqvvum com vinhos Churchill's

“Wine & Gastronomy Experience” é um evento de cozinha de autor a decorrer mensalmente no restaurante Antiqvvm, no Porto. Esta experiência, que  junta um convidado vínico à arte gastronómica do chef Vítor Matos, pretende despertar os sentidos à mesa proporcionando sensações gustativas únicas e memoráveis. A primeira edição realiza-se no próximo dia 26 de Fevereiro em parceria com os vinhos Churchill's.

cardapio.pt @ 25-2-2016 12:31:57

A primeira edição do “Wine & Gastronomy Experience” vai apresentar um menu de degustação dividido em seis momentos, harmonizados com colheitas dos vinhos Churchill's.

A experiência inicia-se com Snacks do Chef, acompanhados pelo Churchill’s Meio Queijo Branco 2014, um vinho vibrante e com uma acidez natural muito bem definida. O primeiro momento de degustação, Equilíbrio “Doce e Ácido”, combina o Churchill’s Dry White com foie gras aromatizado com balsâmico de Modena, pinhões, maçã, sabugueiro e enguia fumada.

De seguida, para acompanhar o próximo momento, Bloody Mary de Morangos – um misto de atum, beterraba, malagueta, vieira, gengibre, citrinos e ficoide glacial – a escolha do chef recai sobre o Churchil’s Estates Rosé 2014, produzido 100% a partir da casta Touriga Nacional. A degustação continua com o Churchill’s Estates Branco 2015, um vinho elegante e delicado que vai permitir fazer face ao Confronto “Terra e Mar”, um prato elaborado com pregado, presunto alentejano, choco, espinafres e queijo da ilha.

Segue-se o Pato com Laranja Revisitado, com milho fumado, cenoura, teryaki de laranja, pistachos, alho fermentado e cebola assada, harmonizado com o Churchill’s Estates Touriga Nacional 2012 o acompanhamento ideal para este prato de carne. O quinto momento gastronómico oferece os Aromas Mediterrânicos com borrego, ervas frescos, sorrel, mostarda em grão, fruto de alcaparra, aipo, cogumelos, nabo amarelo e toucinho, harmonizado com o Churchill’s Estates Grande Reserva 2012, um vinho complexo e estruturado.

Para finalizar, o Chef Vítor Matos apresenta um Mil Folhas Desconstruído com pera caramelizada, baunilha, toffé, macarron, crème brûlée de fava tonka, avelãs e laranja confit, acompanhado com o exemplo clássico de um grande tawny: Churchill’s Porto Tawny 10 Anos, um blend que combina a mineralidade do terroir e a pureza do fruto, ideal para acompanhar esta sobremesa

A refeição tem um custo de 75 euros por pessoa e é obrigatória reserva até ao dia 26 de Fevereiro.

cardapio.pt @ 25-2-2016 12:31:57