Fonseca lança Vintage Guimaraens 2013
A casa Fonseca, que celebra este ano o seu bicentenário, anuncia o lançamento do Vintage Guimaraens 2013.
The Fladgate Partnership @ 24-4-2015 13:19:27
Os Vintages Guimaraens são produzidos em certos anos em que não é declarado um clássico Vintage Fonseca. São o lote dos melhores vinhos produzidos nesse ano nas duas quintas da empresa no vale do Pinhão e na principal propriedade da Fonseca, a Quinta do Panascal, na margem direita do rio Távora. Acessíveis quando jovens, são uma escolha excelente para um consumo precoce, mas têm profundidade e vigor para envelhecer na garrafa.
Comentando o lançamento, o diretor-geral da Fonseca, Adrian Bridge, refere: “A Fonseca iniciou a sua atividade há 200 anos, no dia 8 de Abril de 1815. Por direito pertencente à primeira liga de casas produtoras de Vinho do Porto Vintage, é com enorme satisfação que anuncio que vamos marcar este momento histórico e celebrar o Bicentenário da Fonseca com o lançamento de um Vintage Guimaraens 2013, exemplar.” E acrescentou: “Os Vintages Guimaraens são produzidos há mais de um século, a partir dos melhores vinhos das três quintas da Fonseca, em anos cuja produção é mais suave e em que os vinhos apresentam uma maturação mais precoce. O 2013 é um digno sucessor desta tradição.”
David Guimaraens, enólogo da Fonseca, refere: “A vindima de 2013 pode ser descrita como duas vindimas, há de facto uma linha divisória com vinhos excecionalmente ricos e poderosos produzidos antes das chuvadas de finais de setembro e vinhos mais leves produzidos depois. Os vinhos do Porto feitos nas quintas da Fonseca na primeira semana da vindima são fabulosos e permitem-nos produzir um excelente lote para o Guimaraens 2013, muito encorpado e pleno de densos sabores de bagas.”
O Vintage Guimaraens 2013 estará disponível no mercado no final deste ano, com um PVP de 54.00€. Foram produzidas 3 mil caixas (caixas de 12 garrafas).
NOTAS DE PROVA
Um vívido aro magenta rodeia um núcleo opaco roxo quase preto. O Guimaraens 2013 apresenta o opulento caráter frutado que define o estilo da Fonseca. O nariz abre com um impulso de poderosos e intensos aromas de bagas do bosque, rico e suculento mas sem sinais de sobre maturação. Notas de alperce emergem à medida que o vinho abre no copo, seguindo-se notas mais quentes de cedro, fumo e chocolate preto. Um matiz de discretos aromas florais e de ervas aromáticas contribuem para uma adicional dimensão e complexidade. Na boca o palato é praticamente esmagado por ricos sabores de bagas pretas e pelos densos e compactos taninos que fornecem um impressionante volume e abundância. Ilusoriamente aveludado, depois do ataque, emergem, no final, os taninos com uma firme e confiante garra. Este é um vinho do Porto Vintage cujo sedutor e hedonista frutado o tornam numa excelente escolha para um consumo mais precoce mas que tem uma estrutura e um vigor que lhe assegura uma longa vida em garrafa.
The Fladgate Partnership @ 24-4-2015 13:19:27
Clique aqui para ver mais sobre: Fonseca - Notícias / Eventos