2º Open Call For Ideas da Future Architecture Platform

Candidaturas até 9 de Janeiro de 2017

A Trienal de Arquitectura de Lisboa, convida arquitectos portugueses emergentes de Norte a Sul do país e ilhas a apresentarem projectos para o 2º Open Call For Ideas da Future Architecture Platform, a primeira plataforma europeia de arquitectura

cardapio.pt @ 22-11-2016 12:57:57

Os criadores seleccionados serão convidados a participar em eventos fora do seu país de residência para promover a mobilidade, o intercâmbio cultural e a troca de experiências. Estes são os factores essenciais para divulgar uma geração de novos talentos e ser a base para a concretização de sinergias entre autores e instituições, objectivo maior desta nova plataforma europeia. Assim, a Trienal de Lisboa reafirma o convite a arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas, curadores, designers, artistas e cineastas a participarcom projectos que visem explorar, envolver e moldar o ambiente em que vivemos com vista ao que será o seu equivalente no futuro.

Desta chamada resultará uma selecção de propostas a apresentar em eventos organizados por esta rede composta por 18 membros que vão de museus a festivais, associações, entre outros. Dos 18 membros da plataforma, destacamos os 4 recém convidados: Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), dpr-barcelona (Espanha), CANactions (Kiev), One Architecture Week (Bulgária) e Bureau N (Alemanha).

Os candidatos seleccionados serão convidados a participar em 5 exposições, 5 conferências, 3 ciclos de apresentações, 6 workshops e 1 viagem.

Deste 2º Open Call que agora se anuncia, a Trienal de Lisboa seleccionará 3 intervenientes que participarão numa conferência incluída no ciclo Distância Crítica da Trienal de Arquitectura de Lisboa (participantes e datas a anunciar).

De referir que, no 1º call, um terço dos projectos candidatos foram seleccionados a apresentá-los em diferentes formatos (exposições, debates, conversas, instalações ou perfomances) concretizados em cerca de 90 eventos.

No caso específico da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa que está a decorrer até 11 de Dezembro, a Future Architecture Platform teve um importante contributo no programa de Satélites, nomeadamente através da exposição "Os Limites da Paisagem", acolhida pela Casa Roque Gameiro (Amadora), cujos participantes - Plan Comun e Manon Mollard - emergiram do 1º Open Call 2015-2016.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é membro da Future Architecture Platform desde a sua criação, em 2015.

O 1º Open Call 2015-2016 resultou num total de 511 candidaturas de 39 países, das quais 7 eram portuguesas. Das 170 candidaturas seleccionadas que circularam pelas várias instituições membro, 2 foram portuguesas.

As candidaturas de projectos deverão ser efectuadas até 9 de Janeiro de 2017. Mais informações em http://www.trienaldelisboa.com/theformofform/

cardapio.pt @ 22-11-2016 12:57:57



Últimas notícias