19/3/2016 a 23/3/2016 Alunos do curso de Cinemalogia coordenam rodagem de curta-metragem em Coimbra

O curso de Cinema - Cinemalogia, promovido pelos Caminhos do Cinema Português desde 2011 preparou, ao longo dos últimos meses, uma produção cinematográfica que entra agora na derradeira etapa da rodagem. O início dos trabalhos está marcado para o dia 19 de Março e prolongar-se-á até dia 23 do mesmo mês, em Coimbra. Esta é a etapa culminar de toda a formação teórica e prática levada a cabo desde o início deste curso dando forma visual ao imaginário criado no argumento. 

cardapio.pt @ 18-3-2016 16:05:00

No âmbito do tema da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, esta história, concebida pelo grupo de formandos do curso, apresenta-nos a história póstuma de Joaquim, um professor universitário e ex-comando da guerra do Ultramar, através do processo de edição de uma biografia honorífica. A história decorre em torno de Alexandre, seu filho, que é contactado por uma editora que se propõe publicar a biografia do seu pai. Aceitando essa homenagem, Alexandre pesquisa e reúne nos pertences do pai o material necessário para entregar à editora, no entanto neles, encontra um negativo fotográfico que muda por inteiro a memória que tem do pai. Deverá ou não Alexandre fornecer esta informação à editora e, consequentemente, revelar o lado menos conhecido do pai?

Re-inventando os métodos de trabalho de edição para edição, os Caminhos apresentam este ano, uma orientação tripartida da rodagem. Nuno Rocha coordenará a realização, Manuel Pinto Barros a Direcção de Fotografia e Pedro Adamastor a Direcção de Som. A rodagem desta curta envolverá a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos pelos formandos nos módulos anteriores e o seu desenlace será o material necessário para prosseguir os trabalhos nas etapas da Pós-Produção e Distribuição do Curso de Cinema - Cinemalogia.

Em sete decoro da cidade de Coimbra o curso Cinemalogia ‘da ideia ao filme’ convida assim, as pessoas a participarem e a assistirem no processo de transformação duma ideia em filme.


Nuno Rocha

Nuno Rocha - Realizador

Nuno Rocha - Realizador

Licenciou-se pelo Instituto Politécnico do Porto no Curso de Comunicação Audiovisual. Em 2009 estudou Advanced Directing na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. A sua curta-metragem “3x3” foi a grande vencedora da primeira edição do Prémio Zon e alcançou desde então mais 19 prémios em todo o mundo.

No seu curriculum conta ainda com filmes como Momentos, produzido para a LG Portugal e a curta-metragem Vicky and Sam, rodada em Austin. Nuno Rocha soma atualmente mais de 50 prémios com as suas curtas metragens. Atualmente é sócio-gerente da produtora FilmesDaMente, production studio que produz filmes de ficção e filmes publicitários para o mercado digital e tv, nacional e internacional.

Em 2015 tornou-se “International Certified Expert” da Sony.


Manuel Pinto Barros

Manuel Pinto Barros - Direcção de Fotografia

Manuel Pinto Barros - Direcção de Fotografia

Manuel Pinto Barros, licenciado em Cine-Video pela Esc. Superior Artística do Porto (Esap), em 2008. Após a conclusão dos seus estudos, integrou diversos projectos como Director de Fotografia, passando por publicidades, curtas-metragens e videoclips. Em cada filme procura incutir um estilo estético único e diferenciado, utilizando variadas técnicas sempre em articulado com as especificidades de cada produção.

“Bicicleta”, realizado por Luís Vieira Campos, venceu o Prémio TAP (Curtas Vila do Conde 2014 ) e Melhor Curta-metragem no Caminhos do Cinema Português. “Amélia & Duarte”, animação realizada por Mónica Santos e Alice Guimarães, teve estreia Nacional no Curtas Vila do Conde 2015, tendo vencido o Prémio do Publico SPA e o Prémio Canal+.

Em 2014 finalizou as curtas-metragens “Bicicleta” e “Amélia & Duarte”.

Pedro Adamastor

Pedro Adamastor - Direcção de Som

Pedro Adamastor - Direcção de Som

Pedro Adamastor começou a trabalhar como sonoplasta no teatro no final dos anos 90 e em poucos anos era responsável pela captação e pós-produção do som de grandes produções cinematográficas e televisivas.Tem uma carreira profissional abrangente dedicada ao som para cinema, televisão e teatro. Do seu currículo cinematográfico como Director de Som, destacam-se as longas metragens: Balas e Bolinhos 3 (2012), Mau Mau Maria (2014) e Video Vigilância (2013) e o trabalho em muitas curtas e médias metragens premiadas nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais: 3x3D - Just in Time (2012) de Peter Greenaway, Land of my Dreams (2012) de Yann Gonzalez, Bicicleta (2013) realizado por Luís Vieira Campos e escrito por Valter Hugo Mãe, Novo Mundo (1999) de Jorge Neves.

No que respeita a trabalho televisivo foi Director de Som de: Minutos Mágicos (2010- 2014|SIC), Tic Tac Tales (2009-2010|RTP), Red Bull Air Race (2007-2008|FOX), Triângulo Jota (2005|RTP) e Ecoman (2006|RTP), tendo também trabalhado nos programas: Masterchef (2015 | TVI), EuroNews Real economy (2015 | EuroNews), Gato Fedorento – Diz que é uma espécie de magazine (2006|RTP) e várias telenovelas: Floribella, Doce Fugitiva, Resistirei, Rebelde Way, Água de Mar. São de salientar os documentários: Era uma vez no Iraque (2013), A Arte de Animar Portugal (2012|RTP), Zeca Afonso – Não me obriguem a vir para a rua gritar (2007|RTP), Agostinho da Silva – Um Pensamento Vivo (2004|RTP) Pedro Adamastor trabalhou com os realizadores: Peter Greenaway, Yann Gonzalez, Henrique Oliveira, Telmo Martins, Jorge Neves, Luís Vieira Campos, Luís Ismael, Nick Bolger, André Tentugal, Ramón de los Santos, Alexandre Azinheira entre muitos outros.

cardapio.pt @ 18-3-2016 16:05:00