Musibéria - Notícias e Eventos

A Caminhada - com Bruno Alexandre, Ana Jezabel e Francisco Rolo

A Caminhada - com Bruno Alexandre, Ana Jezabel e Francisco Rolo

Este ensaio, aberto à comunidade, tem como objectivo partilhar as premissas do projecto “A Caminhada”.O Musibéria, lugar de afecto desta equipa, marcará o arranque desta nova criação em que vamos tentar transformar o nosso corpo num corpo-lúdico que vai iniciar uma aventura à procura do silêncio. Através de premissas que se fundam numa procura do silêncio, a ideia será construirmos ficções acerca desta procura e materializarmos o silêncio em vários corpos. Corpos guindaste, corpos de neve, corpos palmeira, corpos pinguim, corpos deambulantes, corpos sem som, corpos ligados a corpos, corpos que transportam cenários, corpos que carregam corpos, e no meio disto tudo, quem sabe, encontrarmos vários lugares e paisagens por onde podemos viajar através da imaginação do nosso corpo-aventura.Através destes múltiplos corpos e das ideias de encontro e desencontro, vamos desorientar o nosso corpo através do jogo que será esta procura do silêncio.” (Bruno Alexandre)

7-3-2019 10:37:41
Em Guitolão

Em Guitolão

Criado pelo construtor de guitarras Gilberto Grácio, a partir de um sonho de Carlos Paredes, o guitolão é um instrumento da família dos cordofones, baseado na guitarra portuguesa mas com um registo mais grave. António Eustáquio, guitarrista e compositor, apresenta um dos três únicos exemplares no mundo do instrumento, com um repertório composto por músicas originais e através de um pequeno filme sobre a sua construção.

7-3-2019 10:35:44
Paisagens Sul-americanas

Paisagens Sul-americanas

Espetáculo de música com predominância da linguagem jazzística e influências estilísticas e rítmicas sul-americanas. O repertório cruza temas instrumentais originais e peças consagradas, em formato renovado e desligado do enfoque tradicional. É interpretado pelo argentino Ariel Rodriguez ao piano e acordeão e pelo brasileiro Norton Daiello no baixo elétrico.
Ariel Rodriguez, argentino, é licenciado em Composição pela Universidade de Vila Maria (Córdoba, Argentina), na qual lecionou Contraponto e Composição. Pianista versátil, participa em festivais de jazz, desde 2001, deu concertos, aulas e ensaios em inúmeras cidades da Argentina, Brasil, Espanha, França, Portugal, Alemanha, Itália, Turquia, entre outros países. Editou recentemente o CD “Umbrales”, criado e gravado no Musibéria, compôs música para filmes e espetáculos de dança e participou em diversas gravações, quer como solista quer como músico convidado.
Norton Daiello, brasileiro, é baixista e arranjador dos “Couple Coffee”, duo de baixo e voz com Luanda Cozetti. Tem cinco álbuns editados em Portugal, entre os quais “Co'as Tamanquinhas do Zeca” (2007) e “Fausto Food” (2017). Trabalhou em projetos variados, em palco e estúdio, com diversos artistas como Jorge Palma, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Mariza, Júlio Pereira, António Zambujo, Carlos do Carmo, Manuel Freire, Uxia, Vitorino, Sérgio Godinho, Zé Mário Branco, entre muitos outros. Atualmente, integra Trio de Pedro Jóia, com o qual gravou o álbum “Vendaval” (2017), o duo Couple Coffee e toca com Fausto Bordalo Dias. 

7-3-2019 10:24:34
ConTAcTO

Evento ConTAcTO

Oficina de Dança com Bárbara Faustino.

Uma sensação, tal como um gesto, compõe-se de uma infinidade de outras sensações, outros gestos, que a dança desdobra. A partir da sensibilização do toque e do sentido do tacto, serão exploradas possibilidades de danças a dois: no contacto entre dois corpos, estabelece-se um dialogo onde o movimento de uma pessoa cria uma pergunta à qual o corpo da outra dará uma resposta e, a partir daí, entra-se no fluxo de um jogo dançante que acontece no momento presente. Na oficina, os corpos adquirirão ferramentas técnicas para dançar jogos de improvisos em contacto.

19/4/2018 a 19/4/2018
Luna Atrás

Evento Luna Atrás

Concerto dos músicos argentinos Nadia Szachniuk (Voz) Nacho Vidal (Voz e guitarra)

19/4/2018 a 19/4/2018
Segredo

Evento Segredo

"A coreografia tem como ponto de partida histórias e segredos de família que surgiram a partir da visita a uma casa abandonada no estado brasileiro do Ceará. Os seus interesses poéticos estão situados no encontro dos territórios e deslocamentos fantasmagóricos, no corpo como escultura e na alteração de estados performáticos.(Sarah Elisa)

Criação e Performance: Sarah Elisa
Fotografia: Maria Teodora

28/4/2018 a 28/4/2018
Interior e Reflexo - de João Frade

Evento Interior e Reflexo - de João Frade

O músico português sobe ao palco do Auditório Musibéria, a solo, para apresentar composições suas e de outros autores. O acordeonista já conquistou um lugar importante no panorama artístico, fruto das suas colaborações com diversos músicos como Maria João, Mario Laginha, Pedro Jóia, Lura, Kirk Lighsey, Carminho, Rão Kyao, entre muitos outros.

17/2/2018 a 17/2/2018
ACELER_AÇÃO - com Bárbara Faustino

Evento ACELER_AÇÃO - com Bárbara Faustino

A partir da deslocação do corpo pelos níveis, planos e direções do espaço, os participantes irão alcançar um fluxo acelerado de movimentos para investigar a quantidade de informações a que o ser humano é submetido na contemporaneidade.
Irá pensar-se o nosso tempo e construir esta aceleração pelo acúmulo de energia no corpo.

"Cada coisa tem todos os tempos, mas, se essa coisa não dança, do tempo mostrará apenas um fragmento.
A imaginação é a curiosidade: queremos ver todos os tempos.
A realidade dança."
(Gonçalo M Tavares, 2009)

17/2/2018 a 17/2/2018
Embichadero - de Diego Cortez e Jonatan Szer (Argentina)

Evento Embichadero - de Diego Cortez e Jonatan Szer (Argentina)

Após digressão europeia, o duo argentino constituído por Diego Cortez (sopros, percussão e voz) e Jonatan Szer (percussão, flauta e voz) atua pela primeira vez em Serpa para apresentar o seu novo trabalho criado e gravado no Musibéria. O duo procura interpretar a música tradicional sul-americana com uma nova visão e criar músicas novas com uma visão sul-americana.

18/2/2017 a 18/2/2017
"SYN.TROPIA - Concerto_Dança para surdos e outras audições" - de Simão Costa e Yola Pinto

Evento "SYN.TROPIA - Concerto_Dança para surdos e outras audições" - de Simão Costa e Yola Pinto

Espetáculo para público em geral, pensado a partir do paradigma de quem não ouve. Músico e bailarina colocam o público ouvinte e não ouvinte em pé de igualdade de fruição. Trabalho criado em residência artística realizada no Musibéria.

11/2/2017 a 11/2/2017
"Ferramentas Rítmicas para Todos", com Jonatan Szer (Argentina) - Oficina de Música

Evento "Ferramentas Rítmicas para Todos", com Jonatan Szer (Argentina) - Oficina de Música

Partindo das músicas do mundo (África, Índia, América do Sul e Médio Oriente) o percussionista argentino propõe que o participante crie os seus próprios ritmos. Exercícios rítmicos para desenvolver a consciência do corpo enquanto elemento receptor e emissor de música. Oficina aberta a músicos e ao público em geral a partir dos 9 anos.

11/2/2017 a 11/2/2017
Concerto de João Paulo Esteves da Silva

Evento Concerto de João Paulo Esteves da Silva

O pianista João Paulo Esteves da Silva sobe ao palco do Auditório Musibéria para apresentar um concerto a solo de música improvisada. Pianista, compositor, poeta e tradutor é um dos maiores nomes da música portuguesa. Distinguido ao longo dos anos com diversos prémios em Portugal e no estrangeiro, trabalhou com José Mario Branco, Fausto, Sergio Godinho, Mário Laginha e Carlos Bica entre muitos outros

16/1/2017 a 16/1/2017
Absten/ção

Evento Absten/ção - Espetáculo de Dança

5/11/2016 a 5/11/2016
Concerto de Mbye Ebrima - Concerto de comemoração do Dia Mundial da Música

Evento Concerto de Mbye Ebrima - Concerto de comemoração do Dia Mundial da Música

O centro Musibéria comemora o Dia Mundial da Musica, 01 de outubro, com o concerto de Mbye Ebrima às 18h30. Natural da Gâmbia e filho de um dos maiores tocadores de kora do seu país, Mbye Ebrima é tocador de kora, cantor e compositor. Passou pelo Senegal, Zimbabwe, Tanzânia e Alemanha, países de onde recolheu variadas influências musicais.No mesmo diaàs 16h30, o músico gambiano ministra uma oficina de música de introdução à kora, para todos aqueles que queiram descobrir este instrumento tradicional da Africa ocidental.

27/9/2016 a 27/9/2016
Joana Gama  - SATIE.150 Uma celebração em forma de guarda-chuva

Evento Joana Gama - SATIE.150 Uma celebração em forma de guarda-chuva

“Com SATIE.150, a pianista Joana Gama assinala os 150 anos do nascimento de Erik Satie. Neste recital, a obra do compositor francês é intercalada com a de compositores que com ele partilham o gosto pela desformalização da música.(...)” in nota da autora

29/8/2016 a 29/8/2016
Luiz Gabriel Lopes - La Barca

Evento Luiz Gabriel Lopes - La Barca

No concerto La Barca, o cantautor LG Lopes explora canções da sua autoria e de parcerias com outros autores, num formato de voz e guitarra e com um repertório que mistura os sotaques do Brasil, Angola, Cabo Verde e Portugal e atravessado pela identidade sul-americana.

29/8/2016 a 29/8/2016
Concerto SingularLugar

Evento Concerto SingularLugar

singularlugar é um duo que se dedica sobretudo a composições de autores portugueses, sem no entanto se inclinar para fatalismos lusitanos, e apresenta também repertório original. Pretende criar pontes entre o popular e o erudito, aliando a tradição jazzística à vontade de explorar novos caminhos musicais. (in Facebook singularlugar)

SingularLugar Soundcloud

10/5/2016 a 10/5/2016
© Musibéria -Concerto Diego Cortez

Evento Diego Cortez (Argentina) estreia-se em Portugal no Auditório Musibéria em Serpa

O flautista, cantor e compositor argentino pisa o palco do Auditório Musibéria para dar um espetáculo único, composto por composições suas e por temas da música popular sul-americana. O concerto servirá para revelar em primeira mão alguns dos temas que integrarão o seu próximo registo discográfico que se encontra a gravar no Estúdio Musibéria.
O argentino será acompanhado por Hugo Antunes no contrabaixo e terá a participação especial da cantora argentina María Heinen.

20/4/2016 a 20/4/2016