Musibéria - Notícias e Eventos
Evento Espetáculo de Música "Manifesto" de Iúri Oliveira
Apresentação a solo do trabalho do percussionista Iúri Oliveira.
Evento JAVIER SUBATIN TRIO +
Javier Subatin vai-se gradualmente impondo na cena portuguesa do jazz com uma música que joga com o contraste do familiar com o estranho. Os elementos rítmicos e harmónicos do jazz surgem no lugar que lhes destinou a história do género e o trabalho melódico é o que podíamos esperar do cruzamento da tradição pós-bop com a música das origens geográficas do seu autor, mas a maneira como se lida com esses parâmetros torna o reconhecível, o habitual, em algo de completamente diferente.No novo projeto em trio mais convidados, Javier apresenta novas composições nas quais a improvisação tem um papel fundamental gerando um contraste entre a musica escrita e a música criada no momento da performance. O trio formado por Subatin, Demian Cabaud (contrabaixo) e Pedro Melo Alves (bateria), contará com a participação dos músicos João Mortágua (saxofone), Ricardo Jacinto (violoncelo) e Samuel Gapp (piano) como convidados.
Entrada gratuita, mediante reserva prévia de bilhete através dos contactos 284 540 600 ou musiberia.serpa@gmail.com, até ao dia 23 de abril.Limitado a 68 lugares.
Evento P.L.I.N.T. —Pablo Lapidusas Internacional Trio
Projeto do pianista argentino/brasileiro Pablo Lapidusas em colaboração com o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista brasileiro Marcelo Araújo. O trio formado em 2014 tem dois álbuns editados, "Live in Johannesburg" (2015/Ekaya) e "Bora" (2018/Ekaya), este último com a participação do lendário rapper brasileiro Marcelo D2.
A Caminhada - com Bruno Alexandre, Ana Jezabel e Francisco Rolo
Este ensaio, aberto à comunidade, tem como objectivo partilhar as premissas do projecto “A Caminhada”.“O Musibéria, lugar de afecto desta equipa, marcará o arranque desta nova criação em que vamos tentar transformar o nosso corpo num corpo-lúdico que vai iniciar uma aventura à procura do silêncio. Através de premissas que se fundam numa procura do silêncio, a ideia será construirmos ficções acerca desta procura e materializarmos o silêncio em vários corpos. Corpos guindaste, corpos de neve, corpos palmeira, corpos pinguim, corpos deambulantes, corpos sem som, corpos ligados a corpos, corpos que transportam cenários, corpos que carregam corpos, e no meio disto tudo, quem sabe, encontrarmos vários lugares e paisagens por onde podemos viajar através da imaginação do nosso corpo-aventura.Através destes múltiplos corpos e das ideias de encontro e desencontro, vamos desorientar o nosso corpo através do jogo que será esta procura do silêncio.” (Bruno Alexandre)
Em Guitolão
Criado pelo construtor de guitarras Gilberto Grácio, a partir de um sonho de Carlos Paredes, o guitolão é um instrumento da família dos cordofones, baseado na guitarra portuguesa mas com um registo mais grave. António Eustáquio, guitarrista e compositor, apresenta um dos três únicos exemplares no mundo do instrumento, com um repertório composto por músicas originais e através de um pequeno filme sobre a sua construção.
Paisagens Sul-americanas
Espetáculo de música com predominância da linguagem jazzística e influências estilísticas e rítmicas sul-americanas. O repertório cruza temas instrumentais originais e peças consagradas, em formato renovado e desligado do enfoque tradicional. É interpretado pelo argentino Ariel Rodriguez ao piano e acordeão e pelo brasileiro Norton Daiello no baixo elétrico.
Ariel Rodriguez, argentino, é licenciado em Composição pela Universidade de Vila Maria (Córdoba, Argentina), na qual lecionou Contraponto e Composição. Pianista versátil, participa em festivais de jazz, desde 2001, deu concertos, aulas e ensaios em inúmeras cidades da Argentina, Brasil, Espanha, França, Portugal, Alemanha, Itália, Turquia, entre outros países. Editou recentemente o CD “Umbrales”, criado e gravado no Musibéria, compôs música para filmes e espetáculos de dança e participou em diversas gravações, quer como solista quer como músico convidado.
Norton Daiello, brasileiro, é baixista e arranjador dos “Couple Coffee”, duo de baixo e voz com Luanda Cozetti. Tem cinco álbuns editados em Portugal, entre os quais “Co'as Tamanquinhas do Zeca” (2007) e “Fausto Food” (2017). Trabalhou em projetos variados, em palco e estúdio, com diversos artistas como Jorge Palma, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Mariza, Júlio Pereira, António Zambujo, Carlos do Carmo, Manuel Freire, Uxia, Vitorino, Sérgio Godinho, Zé Mário Branco, entre muitos outros. Atualmente, integra Trio de Pedro Jóia, com o qual gravou o álbum “Vendaval” (2017), o duo Couple Coffee e toca com Fausto Bordalo Dias.
Evento ConTAcTO
Oficina de Dança com Bárbara Faustino.
Uma sensação, tal como um gesto, compõe-se de uma infinidade de outras sensações, outros gestos, que a dança desdobra. A partir da sensibilização do toque e do sentido do tacto, serão exploradas possibilidades de danças a dois: no contacto entre dois corpos, estabelece-se um dialogo onde o movimento de uma pessoa cria uma pergunta à qual o corpo da outra dará uma resposta e, a partir daí, entra-se no fluxo de um jogo dançante que acontece no momento presente. Na oficina, os corpos adquirirão ferramentas técnicas para dançar jogos de improvisos em contacto.
Evento Luna Atrás
Concerto dos músicos argentinos Nadia Szachniuk (Voz) Nacho Vidal (Voz e guitarra)
Evento Segredo
"A coreografia tem como ponto de partida histórias e segredos de família que surgiram a partir da visita a uma casa abandonada no estado brasileiro do Ceará. Os seus interesses poéticos estão situados no encontro dos territórios e deslocamentos fantasmagóricos, no corpo como escultura e na alteração de estados performáticos." (Sarah Elisa)
Criação e Performance: Sarah Elisa
Fotografia: Maria Teodora
Evento Interior e Reflexo - de João Frade
O músico português sobe ao palco do Auditório Musibéria, a solo, para apresentar composições suas e de outros autores. O acordeonista já conquistou um lugar importante no panorama artístico, fruto das suas colaborações com diversos músicos como Maria João, Mario Laginha, Pedro Jóia, Lura, Kirk Lighsey, Carminho, Rão Kyao, entre muitos outros.
Evento ACELER_AÇÃO - com Bárbara Faustino
A partir da deslocação do corpo pelos níveis, planos e direções do espaço, os participantes irão alcançar um fluxo acelerado de movimentos para investigar a quantidade de informações a que o ser humano é submetido na contemporaneidade.
Irá pensar-se o nosso tempo e construir esta aceleração pelo acúmulo de energia no corpo.
"Cada coisa tem todos os tempos, mas, se essa coisa não dança, do tempo mostrará apenas um fragmento.
A imaginação é a curiosidade: queremos ver todos os tempos.
A realidade dança."
(Gonçalo M Tavares, 2009)
Evento Embichadero - de Diego Cortez e Jonatan Szer (Argentina)
Após digressão europeia, o duo argentino constituído por Diego Cortez (sopros, percussão e voz) e Jonatan Szer (percussão, flauta e voz) atua pela primeira vez em Serpa para apresentar o seu novo trabalho criado e gravado no Musibéria. O duo procura interpretar a música tradicional sul-americana com uma nova visão e criar músicas novas com uma visão sul-americana.
Evento "SYN.TROPIA - Concerto_Dança para surdos e outras audições" - de Simão Costa e Yola Pinto
Espetáculo para público em geral, pensado a partir do paradigma de quem não ouve. Músico e bailarina colocam o público ouvinte e não ouvinte em pé de igualdade de fruição. Trabalho criado em residência artística realizada no Musibéria.
Evento "Ferramentas Rítmicas para Todos", com Jonatan Szer (Argentina) - Oficina de Música
Partindo das músicas do mundo (África, Índia, América do Sul e Médio Oriente) o percussionista argentino propõe que o participante crie os seus próprios ritmos. Exercícios rítmicos para desenvolver a consciência do corpo enquanto elemento receptor e emissor de música. Oficina aberta a músicos e ao público em geral a partir dos 9 anos.
Evento Concerto de João Paulo Esteves da Silva
O pianista João Paulo Esteves da Silva sobe ao palco do Auditório Musibéria para apresentar um concerto a solo de música improvisada. Pianista, compositor, poeta e tradutor é um dos maiores nomes da música portuguesa. Distinguido ao longo dos anos com diversos prémios em Portugal e no estrangeiro, trabalhou com José Mario Branco, Fausto, Sergio Godinho, Mário Laginha e Carlos Bica entre muitos outros
Evento Absten/ção - Espetáculo de Dança
Evento Concerto de Mbye Ebrima - Concerto de comemoração do Dia Mundial da Música
O centro Musibéria comemora o Dia Mundial da Musica, 01 de outubro, com o concerto de Mbye Ebrima às 18h30. Natural da Gâmbia e filho de um dos maiores tocadores de kora do seu país, Mbye Ebrima é tocador de kora, cantor e compositor. Passou pelo Senegal, Zimbabwe, Tanzânia e Alemanha, países de onde recolheu variadas influências musicais.No mesmo dia, às 16h30, o músico gambiano ministra uma oficina de música de introdução à kora, para todos aqueles que queiram descobrir este instrumento tradicional da Africa ocidental.
Evento Joana Gama - SATIE.150 Uma celebração em forma de guarda-chuva
“Com SATIE.150, a pianista Joana Gama assinala os 150 anos do nascimento de Erik Satie. Neste recital, a obra do compositor francês é intercalada com a de compositores que com ele partilham o gosto pela desformalização da música.(...)” in nota da autora