Filmes em competição na 7ª edição do FESTin - Curtas-metragens
Uma das mais importantes e tradicionais secções do FESTin traz nesta sétima edição vinte curtas-metragens, provenientes do Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde.
cardapio.pt @ 3-5-2016 15:38:26
As curtas serão exibidas em três sessões:
Sessão 1 – quarta-feira, 4 de maio, 18h30, Sala 3. Duração Total: 90 minutos
Curtas: De que lado me olhas, O golpe, O melhor som do mundo, Pitstop, Quarto em Lisboa e Um rapaz chamado Jaime.
Sessão 2 – quinta-feira, 5 de maio, 18h30, Sala 3. Duração Total: 91 minutos
Curtas: Do meu lado, Histórias com música, Margem, Rabidanti, Sapato Vermelho e Três Dentes de Ouro.
Sessão 3 – sexta-feira, 6 de maio, 18h30, Sala 3. Duração Total: 87 minutos
Curtas: A bicicleta de Kant, Até ao fim, Bá, De repente, Fragmentos, Já vais?, ME? e Na boca do Mapinguari.
"A Bicicleta de Kant"
Brasil, 2015, 8 minutos, ficção | Sessão 3
Realização: L. H. GIRARDE
Com: Keity Emanuele
No interior de um teatro vazio e num tempo que pouco importa, um espetáculo está prestes a começar. No escuro, passos são ouvidos, mas não há ninguém lá. O alarme do teatro toca indicando o início. No palco, há apenas uma atriz sobre uma bicicleta, uma misteriosa manivela acoplada e vídeos a serem projetados na parede. A Bicicleta de Kant é a representação imagética do pressuposto de que a vida é a projeção dos eventos que vivenciamos. Natureza, luz, céu, humanidade, guerra, destruição, vida e morte, tudo é projetado para descobrir o que há além do campo dos fenómenos, ou pelo menos, nos deixar com essa pergunta na mente.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: L. H. Girarde tem 23 anos e nasceu no Brasil. Tem interesse pelo cinema desde que assistiu Fight Club aos nove anos. Atualmente estuda Cinema e Audiovisual na terra nativa de Glauber Rocha (Bahia) e tem duas curtas-metragens premiadas, um videoclipe, roteiros de longas-metragens e muitas ideias (e perguntas) na cabeça.
"Até ao Fim"
Portugal, 2015, 15 minutos, ficção | Sessão 3
Realização: JOEL FILIPE DUARTE
Com: Diogo Costa Reis, Anna Eremin e, Fábio Miguel
Quando Sérgio descobre o problema que assombra Diana, tudo fará para o travar. Até onde irias por amor?
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Nascido em Portimão, em 1993, desde cedo começou a escrever pequenas histórias que serviram de impulso para aumentar o seu imaginário e criatividade. Começou a fazer curtas-metragens em 2007 com a ajuda de uma pequena câmara fotográfica digital e com os amigos. Graduou-se em Línguas e Humanidades com o objetivo de seguir jornalismo e continuar a escrever. Tirou o curso de realização na Etic Algarve e já conta com algumas curtas-metragens, videoclips, institucionais, publicitários e documentários feitos.
"Bá"
Brasil, 2014, 14 minutos, ficção | Sessão 3
Realização: LEANDRO TADASHI
Com: Yuriko Miamoto, Henry Jun Kanashiro, Fabio Yoshihara, Lumi Kin e Letícia Aya
O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem na sua vida quando a sua Bá (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.
Prémios: Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular - Festival de Cinema de Gramado (Brasil, 2015); Melhor Curta Internacional – Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (Chile, 2015);
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Mestiço de japonês e alagoano, graduou-se em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Atua na área audiovisual como realizador, produtor e roteirista. Foi contemplado em editais de produção que financiaram as suas curtas-metragens Encanto (2006), Naiá e a Lua (2010) e Bá (2015). Atualmente vive em Los Angeles, onde concluiu o Mestrado na School of Cinematic Arts na University of Southern Califórnia. Recentemente, realizou as curtas Absent (2013) e Tomorrow (2015), ambas com temática LGBT e exibidas em diversos festivais internacionais, e a longa Actors Anonymous, baseada no livro homónimo de James Franco, que será lançada este ano.
"De Que Lado Me Olhas"
Brasil, 2014, 15 minutos, documentário | Sessão 1
Realização: CAROLINA DE AZEVEDO e ELENA SASSI
O que é não pede para ser, simplesmente é. Neste documentário, sete pessoas oferecem as suas perspetivas sobre uma realidade pouco conversada: a construção da identidade de género.
Prémios: Prémio de júri no 4th Kolkata Film Festival, 2015
BIOGRAFIA DAS REALIZADORAS: De que lado me olhas é uma produção universitária do curso de Realização Audiovisual da UNISINOS e a primeira experiência em realização de Carolina de Azevedo e Elena Sassi. Ambas estão a terminar as suas primeiras curtas-metragens de ficção: A Espera (Carolina) e As Três (Elena).
"De Repente" - Bruno Caldas
Brasil, 2015, 20 minutos, ficção | Sessão 3
Realização: BRUNO CALDAS
Com: João Campos, Bruna Martini, Felipe Triaca, Larissa Sarmento e Kamala Ramers
João conhece Cacal logo após ela discutir com a namorada. Ele oferece ajuda e a partir daí inicia-se uma amizade que leva João à sua crua e complexa verdade interior.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Nascido em Goiânia, no Brasil, formou-se publicitário em São Paulo e há dez anos que desenvolve e executa projetos cinematográficos como roteirista, realizador, produtor e montador. Atualmente, está em fase de produção da sua quarta curta-metragem autoral, tendo já realizado Colapso (2013), O Bloquinho Mágico (2015) e De Repente (2015).
"Do Meu Lado"
Brasil, 2014, 14 minutos, ficção | Sessão 2
Realização: TARCÍSIO LARA PUIATI | Com: Áurea Martins e Maria Salvadora
A vida de duas vizinhas religiosas – uma da umbanda e outra protestante – começa a cruzar-se quando uma infiltração na parede abre um buraco que divide as suas casas.
Prémios: Melhor Ficção – FestCine Amazónia; Melhor Filme pelo Júri Popular – Curta Santos; Melhor Filme pelo Júri Popular e Troféu ABD-MA de melhor curta e melhor direção de arte – Guarnicê Festival de Cinema.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Roteirista e diretor, Tarcísio Lara Puiati tem várias curtas premiadas, como Homem-Bomba (2009), Garoto De Aluguel (2009) e Quimera (2013). Cowboy (2011) ganhou o prémio de Melhor Curta na 4ª edição do FESTin, em 2013. Autor da Rede Globo, colaborou na novela O Astro, de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, premiada como Melhor Telenovela no Emmy Internacional 2012, e em I Love Paraisópolis, de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, de 2015.
"Fragmentos"
Brasil, 2014, 20 minutos, ficção | Sessão 3
Realização: ADRIANA VASCONCELOS
Com: Júlia Seixas, Mazé Portugal, André Deca e Davi Uchôa
Periferia de Brasília, Brasil - 1968, ditadura no poder. Enquanto o país vive um momento de opressão constante, Sónia, uma garota de oito anos, enfrenta o dia-a-dia de dissabores no meio de acontecimentos que cercam o fim do casamento dos seus pais, Madalena e Francisco. Uma família desestruturando-se sob o olhar de uma criança. A opressão nas ruas, a opressão dentro de casa.
Prémios: Melhor Roteiro na Mostra competitiva do Fest’Afilm de Montepellier (França).
BIOGRAFIA DA REALIZADORA: Adriana Vasconcelos formou-se em Cinema, com Mestrado em Arte pela Universidade de Brasília e é atriz profissional. Trabalhou na área de audiovisual em várias funções e, em 2004, estreou-se como realizadora com a premiada curta-metragem Só Sofia (16mm). A sua segunda curta, Senhoras (35mm/2010), recebeu o Prémio de Melhor Filme de Ficção no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe/Curta-SE (Brasil). Atualmente, trabalha na finalização da sua primeira longa-metragem 3X4 e também no projeto da longa A mulher mais linda do mundo. É sócia-diretora da empresa Agridoce Filmes.
"Histórias com Música"
Portugal, 2015, 16'30 minutos, documentário | Sessão 2
Realização: FERNANDO MORAIS (CIBELO)
Com: Diogo Dias, Walter Fortes, Ademar Tavares, Adilson Fortes, entre outros.
Diogo Dias é um jovem tocador de tuba, aluno da escola de música do Conservatório Nacional de Lisboa. Ao partilhar com amigos alguns projetos divulgados na Internet, como a sua banda e o filme realizado com a mãe de um adolescente morto pela polícia, acaba por dar visibilidade a um universo social marcado pela diferença. Este filme, que tem como fio condutor a música, oferece um olhar sobre a vivência juvenil em bairros sociais e de génese ilegal, entre relações de harmonia e de exclusão, com as letras dos jovens a refletirem os seus problemas sociais.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Natural de Luanda, teve o seu primeiro contacto com o cinema em Angola, aos dezassete anos, no Laboratório Nacional, onde frequentou um workshop e trabalhou como assistente. Fugindo à guerra civil, só anos mais tarde, em Lisboa, veio a trabalhar em projetos audiovisuais durante a Licenciatura em Antropologia, interessando-se por filmes etnográficos. Fez Pós-Graduação em Culturas Visuais Digitais no ISCTE-IUL (2013) e decidiu iniciar um percurso ligado ao cinema.
"Já Vais?"
Portugal/Brasil, 2015, 5 minutos, ficção | Sessão 3
Realização: JÚLIO HEY
Com: João Belmar e Joana Santos
Um brasileiro se despede da cidade de Lisboa. Quando entra no táxi a caminho do aeroporto, observa a cidade da janela do carro. Surge então a voz rouca de uma mulher sedutora, que inicia um diálogo mental sobre uma paixão que ele ali viveu.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Nascido em Curitiba, Brasil, é formado pela New York Film Academy, onde teve o seu primeiro contacto com o cinema. A partir de então vem desenvolvendo projetos de longas e curtas-metragens. Teve participação em produções como Meia-noite em Paris (2010) e Você vai conhecer o homem dos seus sonhos (2009), ambos de Woody Allen. No mercado publicitário, Júlio já dirigiu dezenas de comerciais.
"Margem"
Portugal, 2014, 10 minutos, ficção | Sessão 2
Realização: MIGUEL PEREIRA
Com: João Queirós e Mariana Gomes
Jorge vive resignado às últimas horas de férias com a mulher e o filho. Entre as toalhas da praia fluvial vislumbra a Andreia, uma jovem adolescente, que lhe provoca inquietação.
Prémios: Menção Honrosa no Porto 7 – Festival Internacional de curtas-metragens; Melhor Curta-metragem do mês de Junho de 2015 no ShortCutz Viseu.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Nascido em Lisboa, Portugal, em 1984. Estudou Comunicação Social na Universidade Técnica de Lisboa e trabalhou como jornalista e fotógrafo antes de se mudar para Espanha. Em 2014, concluiu os seus estudos de Direção Cinematográfica na Escola de Cinema NouProdigi, em Barcelona. Margem é o seu primeiro projeto de curta-metragem.
"Me?"
Brasil, 2015, 1’14 minutos, animação | Sessão 3
Realização: RAFAEL DAYON DE SOUSA SANTOS
Loboon, Dracoenix e Seanigrum são feras da noite que insistem em seguir Eve, um ser misterioso que foge desesperadamente entre florestas e oceanos negros dessas criaturas metamórficas.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Designer por formação, estudante de teatro e um admirador de fotografia. A paixão pela sétima arte levou-o a encarar novos rumos como produtor e realizador cinematográfico.
"Na Boca do Mapinguari"
Brasil, 2015, 3 minutos, animação | Sessão 3
Realização: ÁRISTON OLIVEIRA e GASPAR KNYPELL
As tribos, comunidades e povos da floresta relacionam-se de diversas formas com o meio ambiente. Às vezes essas relações são de respeito e outras de verdadeiro descaso com a natureza. Mas esses comportamentos não passam despercebidos, existe uma criatura misteriosa que não dorme na sua batalha em manter o equilíbrio do meio ambiente, o Mapinguari. Os que o conhecem, temem-no. Para os que não o conhecem, este é um alerta para andarem sempre em harmonia com a natureza, caso contrário podem parar na boca do Mapinguari revelando uma viagem indigesta.
BIOGRAFIA DOS REALIZADORES: Áriston Oliveira – No início da sua carreira, foi caricaturista num jornal de grande circulação, onde também era paginador. Posteriormente, trabalhou em empresas de publicidade como diretor de arte e com a edição de vídeos. Foi assessor de publicações na Secretaria de Estado da Saúde – SESAU. Atualmente é designer e supervisor de criação de arte na Empresa de Publicidade Clara Comunicação, onde realiza animações institucionais. Gaspar Knyppel – Artista da cidade de Porto Velho (Rondônia, Brasil), tem como principal atividade o desenho. Desde 2003 trabalha com graffiti, desenvolvendo murais em eventos culturais e por encomenda, além de ministrar aulas e participar em congressos e encontros culturais. Atualmente desenvolve projetos arquitetónicos e de graffiti junto a órgãos municipais e estaduais. É o roteirista e responsável pelos desenhos da animação em Na Boca do Mapinguari.
"O Golpe"
Brasil, 2014, 17 minutos, ficção | Sessão 1
Realização: FILIPPO CAPUZZI LAPIETRA
Com: Tato Gabus Mendes, Fabio Marcoff, João Côrtes, Arthur Kohl, entre outros.
O Golpe narra a história de Paulo (Tato Gabus Mendes) que, em débito com um perigoso agiota, arquiteta um engenhoso plano para obter dinheiro, mas uma série de eventos inesperados coloca o plano em risco. Prémios: Melhor Curta Estrangeiro e Melhor Realização na categoria Curta-Metragem do Los Angeles Comedy Festival 2014; Prémio especial do Júri no Raindance Film Festival 2015.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Formado em cinema pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo/Brasil) em 2012, realizou a curta-metragem Noite Perdida, vencedora do prêmio de Melhor Curta Estrangeiro no 12º Los Angeles Comedy Festival – o maior festival de comédia dos EUA –, e que competiu em mais de vinte festivais em todo mundo.
"O Melhor Som do Mundo"
Brasil, 2015, 13 minutos, ficção | Sessão 1
Realização: PEDRO PAULO DE ANDRADE
Com: Kenji Ogawa, Renata Grazzini, Leonardo Palhano, Eda Nagayama, entre outros.
Vinícius não coleciona cromos, nem carrinhos, nem BD’s. Coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: O Melhor Som do Mundo é a quinta curta-metragem desse realizador paulistano que abandonou a sua carreira em publicidade para entrar numa aventura no mundo do cinema. Começou como assistente de produção na O2 Filmes e, anos depois, tornou-se diretor de videoclipes, conteúdo e cinema. Desde então, os seus filmes vêm sendo selecionados e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais. O trabalho que desenvolve é fortemente influenciado por desenho de som e música.
"Pitstop"
Angola, 2015, 14 minutos, ficção | Sessão 1
Realização: NUNO BARRETO
Com: Abraão Calei, Antúlio Ngundji, Alfredo Cachicote, entre outros.
Uma mulher misteriosa fica apeada num local isolado e bem distante da cidade após ter um furo no pneu do seu carro. Urbana e pouco dada a contactos com pessoas dos subúrbios ou de paragens que não as citadinas, aguarda que alguém a possa ajudar a substituir o pneu furado. Enquanto espera, situações vão acontecendo. Pitstop é a sexta experiência cinematográfica da Filmes Sem Futuro.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Nuno Barreto fundou em 2014 a não-produtora Huilana Filmes Sem Futuro (FsF) com o objetivo de elaborar experiências cinematográficas com a comunidade artística do Lubango e, em particular, com os grupos de Teatro da cidade. A filosofia da FsF é trabalhar com os poucos recursos disponíveis, contribuir para a arte na região e democratizar e descentralizar o cinema em Angola. A curta Controle Remoto recebeu o prémio de Melhor Curta-Metragem Nacional no Festival Internacional de Cinema de Luanda 2015.
"Quarto em Lisboa"
Portugal, 2015, 15'43 minutos, ficção | Sessão 1
Realização: FRANCISCO CARVALHO
Com: Custódia Gallego e Judite Costa.
Maria sempre viveu sozinha. Um dia vê-se obrigada a arrendar o seu próprio quarto a uma estudante. Mas viver com outra pessoa irá apenas acentuar a sua solidão.
Prémios: Melhor filme português no Fantasporto 2016
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Francisco Carvalho nasceu em Coimbra em 1990. Licenciou-se em Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fez as curtas-metragens Nocturna – Menção Honrosa no Motelx 2010 e Prémio Inatel para melhor realizador jovem – e Tormenta – Motelx 2012. Quarto em Lisboa marcou presença nos festivais Rome MedFilm Festival, Talca International Shortfilm Festival, Changing Perspectives International Film Festival, entre outros.
"Rabidanti"
Brasil/Cabo Verde, 2014, 13 minutos, documentário | Sessão 2
Realização: LÍVIA PEREZ
Entre Cabo Verde e Brasil, as rabidantes produzem um movimento de intercâmbio económico e cultural graças à atividade que exercem: o comércio transatlântico de produtos. Georgina é uma rabidante de sucesso. Apesar da infância pobre e do difícil começo, hoje possui quatro lojas na Ilha de Santiago, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde. Acompanhando esse movimento, o documentário Rabidanti aborda a jornada comercial destas mulheres e mostra o impacto e a influência que essa atividade exerce na relação entre Brasil e Cabo Verde.
BIOGRAFIA DA REALIZADORA: Realizadora e documentarista, atua nas áreas de realização e produção audiovisual e multimédia. Entre as suas principais obras estão a longa-metragem Lampião da Esquina e a curta Quem Matou Eloá?, premiada como Melhor Curta-Metragem no ATLANTIDOC – Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay e Melhor Curta Paulista na Semana Paulistana de Curta-Metragem.
"Sapato Vermelho"
Brasil, 2014, 20 minutos, ficção | Sessão 2
Realização: EULER LUZ
Com: Bruno Bennec, Paula Massieux, Ailton Malta, entre outros.
Totonho vivia feliz no campo com a sua família até ganhar a lotaria e mudar-se para a cidade. Convencido por um amigo a arranjar uma amante, o inexperiente aventureiro acaba por tropeçar num indiscreto sapato vermelho. Prémios: Melhor Curta-metragem no 4º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Euler Luz é produtor, realizador e roteirista, com larga experiência em filmes de ficção e documentários, tendo doze filmes patrocinados pelas leis de incentivo à cultura do Brasil. Atua em televisão, onde produziu e dirigiu vários programas semanais. Proprietário de uma produtora desde 2001, realiza institucionais de empresas, vídeos corporativos e comerciais.
"Três Dentes de Ouro"
Brasil, 2015, 17 minutos, ficção | Sessão 2
Realização: DIEGO LARA
Com: Denise da Luz, Nazareno Pereira, Mariana Righetto, Sofia Frozza Ampese
No interior do sul do Brasil, Domitila é uma rapariga de 14 anos que tem de lidar com os segredos dos seus pais adotivos, no meio da solidão da sua nova casa. Ao descobrir uma lagoa no fim de uma estrada, ela dá início ao fim de uma história cheia de maldições e perdas.
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Realizador, roteirista, produtor. Desde 2004, mantém uma sólida carreira na produção de documentários, séries para TV, curtas e longas-metragens. Em 2015, fundou a casa de produção TAC FILMES, produtora de conteúdo que se destaca no estado de Santa Catarina, Brasil, pela qualidade narrativa, abrangência de negócios e projetos. Atualmente está em fase de produção de uma série documental em treze episódios, chamada A Cara do Futuro e teve o projeto Austero selecionado no edital PRODAV 05/2014.
"Um Rapaz Chamado Jaime"
Portugal, 2015, 15 minutos, ficção | Sessão 1
Realização: ANDRÉ MARQUES
Com: Henrique de Carvalho, Pedro Ó Parente e Sérgio Mendes
Um jovem rapaz vive na ilusão que os maus tratos sofridos pelas mãos do seu pai são banais, até ao momento em que se apercebe que os abusos não irão terminar. Para abandonar aquela infeliz rotina, acaba por fazer o impensável. Prémios: Melhor ator para Henrique de Carvalho na 1ª edição do FICI – Festival Internacional de Cinema Independente (2015).
BIOGRAFIA DO REALIZADOR: Licenciado em Audiovisual e Multimédia, André Marques é um novo realizador português que se tem dedicado a projetos cinematográficos de curta duração. Em 2013, escreveu e realizou a sua primeira curta-metragem, O Anjo, exibida em alguns festivais de cinema nacionais. Um Rapaz chamado Jaime é o seu segundo trabalho para cinema.
cardapio.pt @ 3-5-2016 15:38:26
Clique aqui para ver mais sobre: Cinema e TV