19/9/2023 a 29/9/2023 Arte no Jardim: Monet & Klimt em Guimarães prolongada até ao final de Setembro

Experiência luminosa no jardim do Museu de Alberto Sampaio

“O Beijo”, de Gustav Klimt, ou “Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios d'Água”, de Claude Monet, são apenas algumas das obras que integram “Arte no Jardim: Monet & Klimt”, o primeiro espetáculo multimédia desenvolvido para o jardim do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. A iniciativa será prolongada além da data de fim inicialmente prevista (17 de setembro), continuando, até dia 29 de setembro, a trazer arte, luz e poesia em movimento ao exterior do Museu que José Saramago descreveu como merecedor de “todas as visitas, e o visitante faz jura de cá voltar de todas as vezes que em Guimarães estiver”.

cardapio.pt @ 19-9-2023 16:56:41

“Arte no Jardim: Monet & Klimt”, desenvolvido pelo ateliê criativo OCUBO em parceria com o Museu de Alberto Sampaio, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Direção Regional da Cultural do Norte, transforma o jardim e a fachada lateral do Museu, junto à muralha, num anfiteatro natural onde se celebra, com todos os sentidos, a vida e obra de dois grandes mestres da pintura: Claude Monet e Gustav Klimt. Naquelas que serão as últimas semanas para assistir ao espetáculo luminoso ao ar livre, os bilhetes terão, excecionalmente, o custo único de 7€.

Na envolvente do jardim, é possível vivenciar um ambiente alusivo ao Jardim de Giverny de Monet, com árvores iluminadas a remeterem também para a Árvore da Vida de Klimt. “Quando vier a Primavera”, de Alberto Caeiro, e “Húmus”, de Raul Brandão, ecoam no espaço pelas vozes dos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura, acompanhadas por melodias luminosas que precedem a projeção, em cada entalhe da arquitetura da lateral do Museu, das maiores obras de cada um dos dois célebres pintores.

De acordo com Edoardo Canessa, produtor executivo do ateliê OCUBO, “nesta iniciativa, a tecnologia é a ponte entre o público e o universo artístico de Claude Monet e Gustav Klimt, convidando a uma vivência ainda mais impactante, pessoal e emotiva do seu legado e das suas obras, sentindo o movimento do seu traço, as suas influências, as suas experiências. Todo o espetáculo é indissociável do jardim, do Museu e da própria cidade, para os quais foi concebido, e cuja importância histórica e cultural exalta. Esperamos, com o prolongamento da experiência, proporcionar a ainda mais visitantes e vimaranenses a possibilidade de (re)viverem este emblemático espaço de uma forma inovadora, intimista, e ainda mais próxima”.  

Nascido a 14 de novembro de 1840, em Giverny, Claude Monet assume-se como um dos maiores vultos da Escola Impressionista, cuja obra “Impressão, Nascer do Sol” viria a originar o nome do movimento. Já o pintor simbolista Gustav Klimt, nascido a 14 de julho de 1862, em Baumgarten, destacou-se no seio do movimento Art Nouveau, tornando-se um dos seus principais representantes, assumindo-se também como um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena.  

“Arte no Jardim: Monet & Klimt” estará disponível de terça-feira a domingo, entre as 21h00 e as 22h30. Os bilhetes custam 7€, com entrada gratuita para crianças até aos 5 anos e os bilhetes podem ser adquiridos através do site www.portugalagenda.com.

cardapio.pt @ 19-9-2023 16:56:41


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias