Centro Cultural Vila Flor - Notícias e Eventos

IAN apresenta disco de estreia "RaiVera" em Guimarães

Evento IAN apresenta disco de estreia "RaiVera" em Guimarães

“RaiVera” é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik (violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música), editado em agosto pela Vespertine Records. O disco vai ser apresentado ao vivo no próximo dia 15 de outubro no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no âmbito da programação do festival Westway LAB.

cardapio.pt
15/10/2020 a 15/10/2020
Teresa Salgueiro | créditos Susana Pereora

Evento Espetáculo de Teresa Salgueiro com Orquestra de Guimarães marca 15 anos do Centro Cultural Vila Flor

Quinze anos após a abertura, a voz que inaugurou o Centro Cultural Vila Flor - a de Teresa Salgueiro – regressa ao mesmo palco para novo momento singular, desta vez acompanhada pela Orquestra de Guimarães nascida do processo de crescimento artístico decorrido ao longo deste arco temporal no território. O concerto está marcado para o próximo dia 12 de setembro, às 21h30,, com entrada gratuita.

cardapio.pt
12/9/2020 a 12/9/2020
Camané e Mário Laginha /DR

Evento [Cancelado] Camané & Mário Laginha apresentam novo disco em Guimarães

Camané e Mário Laginha não são estranhos. Já deram vários concertos juntos. Do excelente entendimento sentido nessas colaborações esporádicas, resultou agora o inevitável aprofundamento dessa simbiose. Aqui Está-se Sossegado é um novo projeto pensado para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco. O disco que junta os dois músicos será apresentado em Guimarães, a 14 de março, no Centro Cultural Vila Flor.  

cardapio.pt
14/3/2020 a 14/3/2020
Nouvelle Vague celebram 15.º aniversário em Guimarães

Evento Nouvelle Vague celebram 15.º aniversário em Guimarães

Passaram 15 anos desde que os Nouvelle Vague lançaram o seu primeiro disco, em que transformaram clássicos do rock em canções com alma jazzística. E no próximo dia 7 de dezembro vão celebrar o marco no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, para um reencontro memorável com o público vimaranense. 

cardapio.pt
7/12/2019 a 7/12/2019
Dälek, Black Bombaim e Michal Turtle na segunda parte do ciclo Musicadoria - Guimarães

Evento Dälek, Black Bombaim e Michal Turtle na segunda parte do ciclo Musicadoria - Guimarães

A segunda parte da intervenção das promotoras de Guimarães no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) – iniciada no primeiro quadrimestre deste ano – é bem elucidativa da vitalidade da programação musical que têm feito na cidade, tal é a diversidade de géneros e também de origens geográficas dos artistas. Dälek, Black Bombaim & João Pais Filipe e Michal Turtle fazem-se ouvir a partir das 23h00 dos dias 4 de outubro, 22 de novembro e 14 de dezembro, respetivamente.

cardapio.pt
4/10/2019 a 14/12/2019
Concerto solidário em Guimarães: Guitarra de Manuel de Oliveira cruza-se com acordeão e violoncelo

Evento Concerto solidário em Guimarães: Guitarra de Manuel de Oliveira cruza-se com acordeão e violoncelo

No próximo dia 21 de setembro, o guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira apresenta no Centro Cultural Vila Flor o seu novo trabalho "[ENTRE]", onde a sua guitarra ibérica se cruza com outros sons tradicionais, incluindo os do acordeão de João Frade e do violoncelo de Sandra Martins, músicos que o acompanham em palco neste concerto. Este concerto assinala o regresso do artista ao CCVF (12 anos após a sua última apresentação neste espaço), num espetáculo cujos lucros revertem para a instituição Casa da Criança de Guimarães.

cardapio.pt
21/9/2019 a 21/9/2019
"Quarta-feira O tempo das cerejas" / © Bruno Simão

Evento Cláudia Dias convida marionetista Igor Gandra para o terceiro capítulo do ciclo "Sete Anos Sete Peças"

Estamos quase a meio da tour de force da bailarina e coreógrafa Cláudia Dias, que se propõe fazer sete peças em sete anos. Depois de Segunda-Feira: Atenção à Direita! e Terça-Feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar – que estiveram no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, em novembro do ano passado – é a vez de Quarta-Feira: O tempo das cerejas, cuja apresentação está marcada para o próximo dia 16 de março, às 21h30. Uma reflexão sobre o poder, com o neoliberalismo em fundo, na companhia do marionetista Igor Gandra.

cardapio.pt
16/3/2019 a 16/3/2019
Montanha Russa © Filipe Ferreira - TNDMII

Evento Miguel Fragata e Inês Barahona em Guimarães para uma "Montanha-Russa" embalada pela música ao vivo dos Clã

Montanha-Russa, espetáculo da dupla Miguel Fragata e Inês Barahona, à qual se junta a dupla Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, da banda Clã, sobe ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, nos dias 18 e 19 de janeiro. 

cardapio.pt
18/1/2019 a 19/1/2019
Guimarães: "Teatro da Memória" abre portas no 30.º aniversário d'A Oficina

Evento Guimarães: "Teatro da Memória" abre portas no 30.º aniversário d'A Oficina

De 16 a 20 de janeiro de 2019, A Oficina, em Guimarães, assinala os seus 30 anos de existência convocando o público a entrar no ‘Teatro da Memória’: um programa especial de espetáculos, debates, exposições, dias abertos nos museus, oficinas, visitas e conversas. 

cardapio.pt
16/1/2019 a 20/1/2019
"Segunda-feira" © José Caldeira

Evento Cláudia Dias apresenta criações do ciclo “Sete Anos Sete Peças” em Guimarães

No primeiro fim de semana de novembro, a coreógrafa e performer Cláudia Dias mostra no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, as primeiras duas criações do ciclo “Sete Anos Sete Peças”, um projeto que pressupõe a criação de sete peças em sete anos consecutivos com sete artistas convidados.

cardapio.pt
2/11/2018 a 3/11/2018
"Pulmões" /DR

Evento 31.ª edição dos Festivais Gil Vicente: Criação teatral nacional revela toda a sua vitalidade em Guimarães

A 31.ª edição dos Festivais Gil Vicente abre com a estreia absoluta de “Pulmões” e percorre um intenso caminho pela criação teatral nacional até nos deixar “Perplexos”. Esta edição vai a cena de 7 a 16 de junho no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e, mais do que nunca, esta arte de corpo vivo nada deixará por explorar.

cardapio.pt
7/6/2018 a 16/6/2018
"Tragédie" /Foto©François Stemmer.jpg

Evento Guimarães recebe a estreia nacional de “Tragédie” de Olivier Dubois

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, acolhe a estreia nacional de “Tragédie”, peça que o consagrado coreógrafo Olivier Dubois já fez circular um pouco por todo o mundo. Um espetáculo vertiginoso e hipnótico com 18 bailarinos nus em palco. 

cardapio.pt
16/5/2018 a 16/5/2018
Guimarães celebra Dia Mundial da Dança com “Dark Field Analysis” e “Um Saco e uma Pedra”

Evento Guimarães celebra Dia Mundial da Dança com “Dark Field Analysis” e “Um Saco e uma Pedra”

Nos dias 27, 28 e 29 de abril, a dança celebra-se no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, com a estreia nacional da nova criação de Jefta van Dinther e a apresentação do mais recente trabalho de Tânia Carvalho. 

cardapio.pt
27/4/2018 a 29/4/2018
“A Arte da Comédia” candidata-se a conquistar Guimarães

Evento “A Arte da Comédia” candidata-se a conquistar Guimarães

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe nos dias 23 e 24 a estreia da primeira criação de 2018 do Teatro Oficina, "A Arte da Comédia", com texto de Eduardo de Filippo e encenação de João Pedro Vaz.

cardapio.pt
23/3/2018 a 24/3/2018
Open Day_Circus Arts Weekend

Evento Circus Arts Weekend em Guimarães

No próximo sábado, dia 10 de março, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, transforma-se no epicentro do Circo Contemporâneo.  Composto por dois espetáculos, um debate, conversa pós-espetáculo e um Open Day no Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), este mini programa pretende ajudar a impulsionar o ressurgimento do Novo Circo em Portugal, com a inclusão do público e profissionais das artes performativas num plano de relação direta.

cardapio.pt
10/3/2018 a 10/3/2018
"A Morte de Sócrates" /©Bruno Simão.jpg

Evento Díptico de peças “Sócrates Tem de Morrer” de Mickaël de Oliveira em Guimarães

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro os dois episódios de "Sócrates Tem de Morrer", díptico de peças do jovem dramaturgo e encenador Mickaël Oliveira.

cardapio.pt
23/2/2018 a 24/2/2018
8ª edição do GUIdance desvenda futuros da dança em Guimarães

Evento 8ª edição do GUIdance desvenda futuros da dança em Guimarães

9 espetáculos, 4 estreias, masterclasses, sessões nas escolas, conversas e debates compõem o cartaz da 8ª edição do GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Guimarães.

cardapio.pt
1/2/2018 a 10/2/2018
Pedro Cabral Santo apresenta “Endless” no Centro Cultural Vila Flor

Evento Pedro Cabral Santo apresenta “Endless” no Centro Cultural Vila Flor

“Endless” é o título da exposição de Pedro Cabral Santo que irá habitar a área expositiva do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, nos primeiros meses do ano.

cardapio.pt
27/1/2018 a 21/4/2018