13/4/2016 a 30/4/2016 "O Impromptu de Versalhes" - Teatro Nacional Dona Maria II

O Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, recebe de 13 a 30 de Abril de 2016 a peça O Impromptu de Versalhes, de Molière, com encenação e dramaturgia de Miguel Loureiro.

cardapio.pt @ 17-3-2016 13:14:20

SINOPSE

"O Impromptu – nome mais fiel na sua sonoridade ao sentido de uma obra incompleta do que a tradução para improviso - é uma peça em 1 ato e em prosa, surgida na sequência da famosa querela da Escola de Mulheres, como resposta a críticas e ataques pessoais ao seu autor, o também nosso Molière, património universal da cena. A primeira vez que vi um Molière em cena foi precisamente na Sala Garrett do TNDM II, As Sabichonas, finais dos anos 80. Ao ser convidado pelo Tiago Rodrigues para encenar para esta sala nada me pareceu mais adequado que O Impromptu de Versalhes, que não me lembro de ver representado em Lisboa desde que vou ao teatro. O Impromptu celebra assim a escalpelização da "máquina teatral” como poucos textos – e lembro aqui A Ilusão cómica do Corneille, de que gosto bem menos.

É assim um pôr-em-cena da própria cena, antecipando em alguns séculos as questões aprofundadas depois por Pirandello de forma mais complexa mas com menos graça. Assim, aqui Molière celebra o ato teatral connosco, pondo-se a si mesmo (e à sua trupe) como sujeito da sua escrita mordaz. Sem mitologia histórica ou postulados ficcionais. Retrata então a sua poética, a sua prática, a sua lenda, o seu legado... tão só! Teoria cénica sim, mas ainda comédia brilhante. A partir de uma herança que é também nossa e que mais do que em qualquer outra sala faz sentido fazer nesta em particular. No mesmo mês em que "esta casa” comemora a redonda idade de 170 anos de vários outros Impromptus aqui estreados."

Miguel Loureiro


FICHA ARTÍSTICA

De Molière
Tradução João Paulo Esteves da Silva
Encenação e dramaturgia Miguel Loureiro
Com Álvaro Correia, Ana Tang, Gonçalo Ferreira de Almeida, Inês Nogueira, Lúcia Maria, Maria Amélia Matta, Maria Duarte, Miguel Loureiro, Sandra Pereira, Sara Graça, Vera Kalantrupmann, Victor Yovani, Vítor d’Andrade
Espaço cénico André Guedes
Figurinos Mariana Sá Nogueira
Desenho de luz Daniel Worm
Danças Miguel Pereira
Assistência de encenação Sara Graça
Produção 3/Quartos
Coprodução TNDM II


INFORMAÇÕES

Local: Teatro Nacional Dona Maria II, Lisboa

Datas: 13 a 30 de Abril de 2016

Horários: Quarta 19h00 | Quinta a Sábado 21h00 | Domingo 16h00

Preços: 5 a 17 Euros

cardapio.pt @ 17-3-2016 13:14:20