Poema "Árvores nas Gavetas" vence Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina

Alberto Pereira foi o vencedor do Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina/2013 organizado do Museu Nacional da Imprensa (MNI), com um poema intitulado “Árvores nas gavetas”.

cardapio.pt @ 7-2-2014 10:43:48

A escolha do júri resultou da análise de cerca de 900 textos, número recorde de participações, enviados para a 13ª edição do concurso que aquele museu promove desde 2001. A iniciativa pretende estimular a escrita lírica portuguesa. É de realçar, nesta edição, a forte participação de crianças e jovens de escolas de todo o país.

O segundo lugar foi atribuído ao poema “[In] Fusão”, de Ana Catarina Santos, e o terceiro a João Albuquerque, com o poema “Exame optométrico”.

O Júri – constituído por Fernando Pinto do Amaral, diretor do Plano Nacional de Leitura, JL Pires Laranjeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Luís Humberto Marcos, diretor do MNI – decidiu ainda atribuir Menções Honrosas aos seguintes treze textos: “retrato e poesia” (Ademar Neves da Costa), “Um sonho, meu amor” (José Manuel Pyrrait), “Naquela manhã” (Marcelina Gama Leandro), “Poema de amor” (Sílvia Pinto), “Entre o coração…” (Tatiana Trilho), “Menu Amor” (Pedro Miguel Rodrigues), “Monólogos do Báltico (Cartas para chover) ” (Alberto Pereira), “Cafés, tardes e gelados” (Mariana Pereira), “Poema de sentir qualquer coisa” (Susana Miguel António), “Quem sabe um dia” (Laura Avelar Ferreira), “ Abro contigo o livro” (Sara da Costa), “poema à mãe e outras vidas” (Pedro Caius), “Amor entre portagens” (Antero dos Santos Afonso).


Entretanto vai decorrer de 14 a 21 de Fevereiro a 14ª edição do Concurso que, desde 2013, passou a ter Manuel António Pina como patrono. Os prémios continuam a ser viagens (à Madeira e cruzeiro no Douro) e livros.

cardapio.pt @ 7-2-2014 10:43:48


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros