9/12/2026 a 13/12/2026 Utopia Açores junta Agualusa, Mexia, Rita Redshoes e Ricardo Araújo Pereira, entre outros
Entre 9 e 13 de dezembro
O Quarto e último capítulo do Festival literário da Capital Portuguesa da Cultura despede-se com Grande Quiz Literário, depois de uma semana com mais de duas dezenas de autores.
O Utopia Açores regressa a Ponta Delgada entre 7 e 13 de dezembro com o quarto e último capítulo da edição de 2026. Integrado na programação oficial da Capital Portuguesa da Cultura - Ponta Delgada 2026, o festival reúne escritores, leitores, estudantes e profissionais do livro em vários espaços da cidade. A entrada é livre.
cardapio.pt @ 21-10-2026 16:05:53
Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Juan Gabriel Vásquez, José Eduardo Agualusa, João Tordo, Hugo Van Der Ding e Rita Redshoes estão entre os nomes já confirmados. A cantora e autora apresenta ainda o espetáculo “Mú Mim Mú”.
Participam ainda Avelina da Silveira, Brenda Medina, Carlos Reis, Carolina Moreira, Francisco Guimarães, Jerónimo Pizarro, José Luís Neto, Manuela Júdice, Maria Francisca Gama, Maria João Costa, Miguel Amaral, Nuno Lucas, Nuno Quintas, Onésimo Teotónio de Almeida, Patrícia Müller, Pedro Rapoula, Rute Cancela, Sérgio Almeida, Susana Moreira Marques, Tatiana Faia e Vamberto Freitas.
O programa de Utopia IV cruza, tal como os anteriores, conversas, mesas-redondas, sessões em escolas, encontros infantojuvenis, apresentações de livros, momentos artísticos e os jantares literários “A Literatura é para Comer”. O encerramento fica a cargo do Grande Quiz Literário.
Mais do que assinalar o final de um festival, este último capítulo prolonga a aposta do Utopia Açores em aproximar a literatura do quotidiano e de promover o encontro entre diferentes vozes, perspetivas e gerações.
O Utopia Açores conta com o alto apoio e a parceria da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, do Museu Carlos Machado, das livrarias Letras Lavadas e Livraria Solmar, bem como das juntas de freguesia de Santa Clara, São Sebastião, Fajã de Cima e Fajã de Baixo.


cardapio.pt @ 21-10-2026 16:05:53
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros