23/9/2017 a 24/9/2017 Open House Lisboa 2017

Este fim-de-semana visite gratuitamente 87 espaços arquitectónicos de Lisboa.

cardapio.pt @ 22-9-2017 11:41:59

Na edição de 2017 do Open Housel Lisboa, a Trienal de Arquitectura de Lisboa preparou um roteiro com um número record de espaços a visitar livremente durante dois dias na capital portuguesa. Dos 87 espaços, 37 são novos e apenas 8 espaços requerem inscrições prévias.

A pé, de bicicleta, de transportes, de carro; por zonas, tipologias ou épocas, são múltiplas as maneiras de explorar o ‘mapa aberto’ concebido pelas comissárias Rita e Catarina Almada Negreiros.

“Comprovando que uma cidade está sempre em mutação, o mapa apresenta um retrato de Lisboa que representa o momento presente: uma cidade onde a reabilitação aparece como a grande dominante, sendo a reutilização de espaços e a criação de novos usos efectuada de forma muito heterogénea, com uma multiplicidade de respostas surpreendentes. São intervenções com escalas, programas e orçamentos muito diversos. E onde apenas muito pontualmente existem edifícios novos ‘de raiz’, estes edifícios, são equipamentos de grande escala, com funções variadas e todos eles dão um grande enfoque ao espaço público.” Catarina e Rita Almada Negreiros

Uma rota de visitas gratuitas por inúmeros museus, escolas, teatros, palácios, lojas, casas privadas e ateliers, praças, numa selecção de obras de diferentes escalas, investimentos, estilos, assinadas tanto por autores consagrados, como por emergentes são o mote para aproximar os cidadãos da sua cidade, da sua arquitectura, ajudando a descodificá-la.

O desafio de ser turista por dois dias começa no dia 23 de Setembro, Sábado, com um intenso programa que começa às 10h e só termina pela meia-noite. No programa OH Plus, destaque para o lançamento da Rede de Artes e Ofícios apresentado pelas Artéria no renovado Mercado do Bairro Alto, às 16h30.

No Domingo, dia 24, a dose repete-se com visitas e actividades até às 18h. Vai ser uma oportunidade única para visitar em primeira mão, por exemplo, a nova sede da EDP ou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Novidade nesta 6ª edição é também a introdução de um programa de acessibilidade com 16 visitas desenhadas especificamente para pessoas cegas, com baixa visão, surdas ou com deficiência intelectual.

Visite o site do Open House Lisboa para saber todas as informações sobre os espaços participantes nesta edição. Para o ajudar na sua escolha, a organização preparou alguns roteiros que incluem visitas comentadas por especialistas ou acompanhadas por voluntários. São eles:

Passe o Sábado a andar a pé
10h ou 10h30 Igreja Sagrado Coração de Jesus
11h ou 12h Reservatório da Mãe d'Água
15h ou 16h Palacete Barão de Santos
16h30 Mercado do Bairro Alto – PLUS
18h Loja Claus Porto
22h Oporto

Suba a colina no Domingo
10h ou 11h Centro de Inovação da Mouraria
12h ou 13h Santa Clara 1728
15h ou 16h Apartamento em Alfama
16h ou 17h Atelier de Calçada Correio Velho
17h ou 17h30 Museu de Santo António

Escolha pedalar pelo Sábado a fora
11h30 Fundação Calouste Gulbenkian
14h30 Palácio da Justiça
16h Corredor Verde
18h Panorâmico de Monsanto

Dedique-se ao teatro
Teatro Dona Maria II
Teatro Nacional de São Carlos
Rua das Gaivotas 6 / Teatro Praga
Teatro do Bairro
Teatro Romano
Teatro Thalia

Uma selecção de novidades do roteiro
Centro de Meditação
Hotel Britânia
Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Apartamento Rodrigo da Fonseca
Escritório Pure
Palácio da Bemposta

Os clássicos OH Lisboa
Igreja de São Roque
Museu Nacional do Azulejo
Banhos de S. Paulo
Paços do Concelho


Informações

Datas: 23 e 24 de setembro de 2017

Local: Lisboa

Mais informações em www.openhouselisboa.com

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 22-9-2017 11:41:59


Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design