Portucalense abre loja em Cascais
Depois do sucesso dos produtos da marca Portucalense que têm vindo a ser comercializados, desde 2012, em diversas lojas multi-marcas, chegou o momento da abertura da primeira loja da marca. O local escolhido foi a vila de Cascais, mais precisamente em frente ao Jardim Visconde da Luz.
cardapio.pt @ 20-1-2014 12:46:53
Sérgio Marques, designer gráfico e responsável pela Portucalense, promete criar para o mercado português produtos que vão para além dos souvenirs habituais. É um dos seus objectivos promover através das suas criações o melhor de Cascais e de Portugal, desde o Surf ao Fado, passando pelos Eléctricos ou pelas Sardinhas, sempre com uma componente de design inovadora e original.
Marca de merchandising turístico e cultural
A Portucalense é uma marca registada de merchandising turístico e cultural. A linha de produtos tem como público-alvo os estrangeiros que visitam o país, mas também os que aqui vivem e se orgulham da identidade portuguesa.
A marca Portucalense pretende diferenciar-se no mercado turístico, oferecendo produtos com um design contemporâneo sem abdicar da preservação e promoção do património material e imaterial de Portugal. A inspiração surge da História, da gastronomia, dos hábitos, da paisagem do país.
O design das peças é exclusivo e concebido por Sérgio Marques, um jovem empreendedor de Lisboa que pretende divulgar ao mundo a sua visão do país em que nasceu. Entre canecas, pins, magnéticos, t-shirts, sweatshirts, pulseiras, cadernos e aventais, todas as colecções são impressas em Portugal. A decoração da primeira loja de Cascais (Alameda dos Combatentes da Grande Guerra 72) foi inspirada na história da vila, com cartazes dos anos 20 e 30, onde está presente a sua ligação ao mar.
Como tudo começou
Sérgio Marques de 29 anos, é licenciado em Cartografia pela Universidade de Lisboa, no entanto começou a sua carreira de designer gráfico aos 18 anos, elaborando trabalhos, em regime de freelancer, para pequenas empresas. Em 2009, depois de 2 anos de procura intensiva de emprego na sua área de formação, cartografia, resolve apostar totalmente no design gráfico. Assim, foi nesta vertente profissional que integrou equipas de trabalho, inicialmente em empresa do ramo automóvel e posteriormente noutra da área financeira, chegando a responsável de marketing de uma multinacional suíça.
Em 2011, tem a ideia de conceber uma marca de produtos inspirados nas cidades e cultura de Portugal, a qual desenvolve e vem a dar origem à Portucalense. Em 2012 termina o mestrado na área do marketing territorial, trabalho que foi fundamental para conjugar os conhecimentos teóricos com os práticos.
cardapio.pt @ 20-1-2014 12:46:53
Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design