Vista Alegre conquista oito prémios nos German Design Awards 2019

O júri da competição internacional German Design Awards reconheceu, uma vez mais, o trabalho desenvolvido pela centenária Vista Alegre. 

cardapio.pt @ 25-10-2018 12:45:55

A inovadora coleção de iluminação E2H, criada pelo visionário designer britânico Ross Lovegrove para a Vista Alegre, a coleção de art crystal & glass Única, e a linha de hotelware Saturn conquistaram uma das mais importantes distinções internacionais de design, o selo German Design Award 2019 Winner, atribuído pelo Conselho Alemão do Design.

Para além dos três vencedores, foram também reconhecidas cinco outras coleções da marca centenária portuguesa de porcelana, cristal, que receberam a distinção de German Design Award 2019 Special Mention. São elas o serviço de mesa Gold Exotic, o candeeiro Hemisfério, uma criação assinada pelo designer espanhol Pablo Andújar para a Vista Alegre, a coleção de pratos decorativos 2i, que nasce da parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrate – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; a coleção de três jarras Mariinsky, concebida pela designer Katya Bosky, no âmbito do Programa de Residências Artísticas ID Pool da Vista Alegre, e a coleção bar em cristal Blue Ming, da autoria do multipremiado criador holandês, Marcel Wanders.

Este é o quarto ano consecutivo que a Vista Alegre vê reconhecida a qualidade e inovação do design das suas peças distinguidas no âmbito dos German Design Awards. 

Para Nuno Barra, Administrador da Vista Alegre, “este é mais um importante reconhecimento internacional da aposta contínua da Vista Alegre no design, através do lançamento de peças únicas que nascem do seu gabinete de design interno, e de parcerias com designers e artistas, consagrados e emergentes, de todo o mundo. Ao todo, desde 2014, a Vista Alegre recebeu 63 prémios e distinções internacionais de design, posicionando-se na vanguarda da inovação e da excelência do design. Em 2018 assinala-se a entrada da marca no segmento de iluminação em porcelana e cristal".


A parceria entre o visionário designer britânico Ross Lovegrove e a Vista Alegre foi, aliás, uma das grandes vencedoras da edição de 2019 dos German Design Awards 2019, com os três dos candeeiros da linha E2H - Earth to Humanity, a serem premiados pelo Conselho Alemão do Design. Produzidos em porcelana biscuit - HRYB, Nervi (em homenagem ao arquiteto Pier Luigi Nervi) e Urqino -, estas peças distinguem-se pelo seu design orgânico. Verdadeiras esculturas contemporâneas, estes candeeiros revelam uma explosão tridimensional de translucências ao serem iluminados pelos engenhosos LED desenvolvidos em exclusivo para a Vista Alegre.

A coleção Única, composta pelas peças Portal, Caneleto e Trilogy, surpreendeu o júri do Conselho Alemão de Design com criações cristal integralmente sopradas, esculpidas e lapidadas manualmente pelos mais experientes artesãos da arte vidreira da Vista Alegre, em colaboração cúmplice com os designers internos da marca. Da junção entre o design contemporâneo e a experiência secular da arte vidreira da Vista Alegre nasceram peças verdadeiramente únicas, devido à ausência de qualquer molde durante todo o processo produtivo.

A coleção de hotelware Saturn conquistou o júri da competição internacional pela subversão à ideia tradicional de prato, transportando-nos para um novo tipo de tridimensionalidade à mesa. Criação do reputado designer alemão Carsten Gollnick, esta gama é um apelo à criatividade dos chefs mais ambiciosos de todo o mundo.

cardapio.pt @ 25-10-2018 12:45:55