6/12/2018 a 6/12/2018 Conferências Arquitetura Anozero: "Re-Habitar Menores 12" em Coimbra

O projeto "Re-Habitar Menores 12" é o tema da conferência que traz a Coimbra, no próximo dia 6 de dezembro, os arquitetos espanhóis José Ramón Gonzalez de la Cal e Javier Bernalte, docentes da Universidade de Castilla-La Mancha. Esta é uma das «Conferências Arquitetura Anozero», que resulta de uma colaboração entre o Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. 

cardapio.pt @ 3-12-2018 14:09:51

Nesta nova edição das «Conferências Arquitetura Anozero», para lá de conhecer o processo que permitiu uma obra efetuada em conjunto por estudantes e professores da Escola de Arquitetura de Toledo, interessa a discussão que o exemplo permite, a um público vasto, sobre a reabilitação urbana.

O edifício, situado numa ruela de Toledo — Callejón de Menores 12— , é uma casa com pátio onde se encontram elementos que datam desde o primeiro século até ao XX. Em 2012, o proprietário, por não ter de condições para efetuar a sua reabilitação, cedeu a casa ao «Consorcio de la Ciudad de Toledo».

Esta entidade estabeleceu um protocolo com a Universidade de Castilla-La Mancha e professores e alunos da Escola de Arquitetura de Toledo começaram a sua recuperação.

O projeto teve como objetivo estabelecer critérios inovadores no modo de reabilitar o Património Histórico. Fundamentalmente, tratava-se de reativar o tecido urbano residencial do centro histórico com novos usos: gerar novos métodos de projeto para edifícios históricos, transmitir conhecimento aos alunos participantes e definir outras formas de abordar a reabilitação, desde o desenho de projeto até à construção, num processo que poderia ser utilizado como modelo para outras situações na cidade.

A primeira ação efetuada foi garantir a estabilidade do edifício, adicionando um exoesqueleto que suporta a estrutura existente, sem remover nada. A intervenção foi realizada preservando a forma e as texturas dos elementos de construção existentes, mantendo desse modo a possibilidade de ler cada momento da história da casa.

A conferência tem lugar na Sala Almedina, do Convento São Francisco, às 16 horas, e é de entrada livre.



Informações

Data: 6 de dezembro de 2018

Local: Convento São Francisco (Sala Almedina), Coimbra

Horário: 16h

Preço: Entrada livre

cardapio.pt @ 3-12-2018 14:09:51