3/10/2019 a 2/12/2019 Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019 - 5.ª edição dedicada à Poética e Razão

A Trienal de Arquitectura de Lisboa regressa para a sua 5.ª edição de 3 de outubro a 2 de dezembro de 2019 com um programa alargado de 5 exposições co-produzidas com as maiores entidades culturais da capital e a estreia mundial do filme-ensaio "Ornamento e Delitto", de Aldo Rossi. 

cardapio.pt @ 2-10-2019 17:42:07

©Susana Pomba

©Susana Pomba

O que é a razão em Arquitectura? Como é que esta se relaciona com agricultura, ornamento ou imaginação? É possível construir uma casa com um só elemento? Sob o título "A Poética da Razão", a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019 propõe desvendar todas estas respostas, explorando as várias dimensões, subjectivas e não científicas, da disciplina de modo a que seja compreendida por todos.

A Trienal vai tentar definir a especificidade da racionalidade arquitectónica através de cinco exposições centrais, cada uma com uma faceta singular: desde a economia de meios à forma como a imaginação dos arquitectos se baseia numa organização racional, da ornamentação à maneira como a construção cria a expressão arquitectónica, as questões ambientais que constituem o novo horizonte da disciplina.  

À parte das inaugurações, a semana de arranque fica marcada também pela estreia mundial do filme-ensaio “Ornamento e Delitto”, produzido para a apresentação da XV Trienal de Milão em 1973, comissariada por Aldo Rossi na secção de Arquitectura. De 4 a 9 de Outubro, pelas 16h30, no Cinema Ideal, será exibido o filme realizado pelo próprio Rossi, com Gianni Braghieri e Franco Raggi, e a colaboração técnica do director Luigi Durissi. A película consiste em sequências de Senso (Luchino Visconti), Otto e mezzo (Federico Fellini), Senilità (Mauro Bolognini), Roma (Federico Fellini). As cenas dos filmes seleccionados estão intercaladas com fotografias de arquitectura racional, sequências filmadas na periferia industrial de Milão e imagens de arquivo. O narrador lê passagens de obras de Adolf Loos, Walter Benjamin, Karl Marx e Hans Schmidt.





As habituais cerimónias de entrega de prémios e as conferências dos laureados dos Prémios Trienal Millennium bcp estão este ano incluídas no programa dos dias inaugurais. No dia 5 de Outubro, pelas 17h30, no Pequeno Auditório do CCB, o Prémio Carreira Millennium bcp, atribuído à arquitecta Denise Scott Brown, será entregue ao seu filho Jim Venturi - e descobrir-se-ão os vencedores, e respectivas menções honrosas, assim como os trabalhos do Prémio Début e Universidades deste ano.   Como vem sendo habitual, “A Poética da Razão” inclui ainda, em Novembro, um programa especial de conferências Talk Talk Talk que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. 


Seguindo a lógica de fomento da diversidade e complementaridade de olhares e conteúdos que caracteriza a actividade da Trienal, d’ “A Poética da Razão” fazem ainda parte 10 Projectos Associados independentes. 


Pela primeira vez, de modo a tornar a experiência da Trienal mais acessível, será possível adquirir um passe geral no valor de 16€, que dará entrada em todas as exposições, durante toda a duração da Trienal. 


Com curadoria liderada pelo arquitecto e teórico francês Eric Lapierre, o conjunto de curadores é constituído pela equipa de ensino do Mestrado em Architecture & Experience da Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée, em Paris: o filósofo Sébastien Marot e os arquitectos Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, Ambra Fabi e Giovanni Piovene, Laurent Esmilaire e Tristan Chadney.  


Durante 61 dias, mais de 70 participantes propõem uma reflexão sobre “A Poética da Razão” em mais de uma dezena de espaços da cidade de Lisboa.


As Exposições Nucleares Trienal 2019:


  • ESPAÇO INTERIOR
    MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
    Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
   
  • BELEZA NATURAL
    Palácio Sinel de Cordes
    Curadoria: Laurent Esmilaire e Tristan Chadney

Informações

Datas: 3 de outubro a 2 de dezembro de 2019

Local: Vários, Lisboa

Mais informaçõeshttps://2019.trienaldelisboa.com/

cardapio.pt @ 2-10-2019 17:42:07