Conceito inovador em Braga impulsiona novos artistas
O grupo dst apresentou, em Braga, o seu novo projecto denominado «Shair», um projecto criado no âmbito de uma “startup” concretizado numa plataforma digital, onde artistas emergentes podem expor as suas obras e à qual se associa a nova Galeria Emergentes dst, localizada na cidade de Braga, que pretende ser um espaço de divulgação de novos valores artísticos.
cardapio.pt @ 21-3-2014 11:56:59
Carlos Oliveira, administrador da InvestBraga, associou-se a esta ‘startup’ numa área importante para empreendedores Bracarenses e nacionais. “Quando se fala em empreendedorismo não podemos pensar apenas em tecnologia e este é um bom exemplo em que a tecnologia é apenas um canal para chegar a uma realidade que existe no mundo físico, unindo a cultura com a economia”, referiu.
Este projecto é uma resposta aos desafios da InvestBraga, no sentido de trazer desenvolvimento económico. “Este é um exemplo onde um grande grupo decide apoiar a criação de ‘startups’, não apenas com o financiamento, mas também com a disponibilização de um conjunto de outras infra-estruturas”, salientou Carlos Oliveira.
O administrador adiantou que pretende lançar a ‘Startup Braga’, que será, não apenas uma incubadora e aceleradora de empresas, mas também uma rede de dinamização do empreendedorismo e que terá, no edifício GNRation, um espaço onde novas ideias podem ganhar forma, mostrando-se, assim, disponível para apoiar projectos de empreendedores que se queiram localizar em Braga como ponto de partida para ambições globais.
Esta plataforma é um projecto inovador e arrojado que, no entender de Lídia Dias, vereadora da Cultura do Município de Braga, “permite que artistas partilhem a sua arte com a interacção de todos os amantes da cultura”, destacando a qualidade empreendedora do grupo dst, investindo na cultura, na arte e na educação.
“A visão estratégica do Eng.º José Teixeira, a sua determinação em alavancar a educação, a partir do apoio às artes e a postura social de agente cultural, que enriquece a nossa cidade, devem ser louvadas”, afirmou Lídia Dias, que vê, desta forma, Braga melhorar a sua imagem através do mundo digital, com esta plataforma on-line e com a nova galeria.
A oportunidade de negócio para os artistas e o aparecimento de um novo espaço cultural, aliado ao universo digital é, para a responsável do Pelouro da Cultura, um conjunto inovador de negócio. “Braga passa a dispor de um local onde é possível aceder de formas distintas – a presencial, em que toda a população pode usufruir das exposições e on-line -, onde podemos aceder a obras e artistas espalhados por todo o mundo”, referiu, enaltecendo “as manifestações mecenáticas” do grupo dst no apoio a diversos projectos e reiterando o apoio do Município de Braga a iniciativas desta natureza que fazem de Braga uma cidade diferente.
José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, justificou este projecto com “a procura permanente de inovação” por parte da empresa, sendo esta uma “iniciativa surpreendente e credível que permite fazer a diferença no mercado e criar proximidade com a cultura e com as artes”.
Quer a plataforma digital, quer a galeria dst emergentes são inaugurados no dia 05 de Abril, com actividades culturais que decorrerão, ao longo de todo o dia, na cidade de Braga.
cardapio.pt @ 21-3-2014 11:56:59
Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design