22/4/2021 a 22/4/2021 Ciclo Campo Comum recomeça com conferência sobre Arquitectura Impressa

Em 2021, o ciclo de conferências Campo Comum recomeça com uma conversa a duas vozes em torno do pensamento crítico e agendas editoriais, com especial atenção dada às revistas e livros de arquitectura.

cardapio.pt @ 21-4-2021 19:15:17

Na próxima Quinta-feira, 22 de Abril, pelas 18h30, está marcado um encontro de ideias em live streaming entre Maria Sheherazade Giudici — fundadora da revista da escola de arquitectura britânica Architectural Association (AA Files) e da plataforma editorial europeia dedicada à espacialidade e à forma, Black Square —, e Moisés Puente, editor da reconhecida revista 2G durante 12 anos e fundador da recente Puente Editores, editora especializada em teoria e crítica de arquitectura e da arte.

Nesta terceira conferência de Campo Comum, apresentam a sua arquitectura em papel e revelam as posições críticas sobre o actual estado da edição e da produção de conhecimento de arquitectura na Europa, partindo da experiência adquirida nos projectos editoriais em que estiveram envolvidos. Arquitectura como pensamento estratégico, entendimento crítico de condições distintas e contraditórias sintetizadas na investigação escrita e na produção teórica e discursiva.

Este ano, no ciclo que junta a Trienal de Lisboa e o CCB/Garagem Sul e que conta com a curadoria de Diana Menino e Felipe De Ferrari, haverá ainda oportunidade de ouvir os ateliers BAST* (FR) + AgwA (BE), sob a temática da construção, e Jack Self da REAL (UK) e um dos fundadores do atelier 51N4E (BE) apresentando projectos em curso e partilhando metodologias que gerem possibilidades de reprodução espacial.

Em 2020, Campo Comum contou com a participação de quatro conceituados ateliers europeus: Assemble (UK) e baubüro in situ (CH), em Outubro, que se centraram na temática da transformação e reutilização do edificado preexistente, e em Dezembro, os Dogma (UK/IT) + Harquitectes (ES) que se debruçaram sobre a temática do espaço doméstico, os novos modelos de habitação colectiva e o potencial de uma arquitectura sem estatuto.

Bilhetes: 7 Euros (normal); 5 Euros (desconto para estudantes, desempregados, amigos CCB e amigas Trienal);

cardapio.pt @ 21-4-2021 19:15:17


Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design