AORP e MAAT desafiam designers de joias portugueses a criar coleção inspirada no conceito de upcycling

A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia voltam a unir-se para uma parceria, onde a sustentabilidade é a protagonista. Seis marcas de joias portuguesas foram desafiadas a criar uma coleção exclusiva inspirada no conceito de upcycling, através da incorporação de materiais reutilizados.

cardapio.pt @ 24-11-2021 16:15:54

A coleção “Portuguese Jewellery X MAAT: Rethink. React. Reshape” está, desde agora, disponível nas lojas dos dois espaços expositivos da Fundação EDP, MAAT e Central TejoAna BragançaClélia JewelleryLeão CreativeLia GonçalvesMariana Machado e Wonther desenvolveram parcerias inéditas com outras marcas ou entidades para a criação de peças a partir de desperdícios ou de materiais reciclados, com o objetivo de sensibilizar para a emergência da ação climática e da moda sustentável. 


Leão Creative - Viúva Lamego

Leão Creative - Viúva Lamego

Recorde-se que, no âmbito desta mesma iniciativa, as marcas de joias estarão em exposição e venda com as suas coleções próprias nas lojas dos museus, num sistema rotativo que pretende promover e valorizar a joalharia contemporânea e de autor portuguesa.

Para Nuno Marinho, Presidente da AORP, “Nesta reedição da parceria com a Fundação EDP e o Maat quisemos apontar holofotes para uma missão que partilhamos em conjunto e que é de todos nós: a importância de instigar à reflexão e à ação para o tema da emergência climática e do impacto no meio ambiente. Queremos liderar pelo exemplo, não só na inspiração das marcas e designers para procurarem incorporar boas práticas e conceitos que visam uma produção mais sustentável, mas também o consumidor a refletir sobre o consumo e a moda mais consciente. Tudo isto, sob a premissa de criar pontes, desde logo entre a AORP e o MAAT, da joalharia com outros setores industriais e de atividade e destes com o público, encontrando na ação coletiva um ciclo de renovação e visão de futuro”. 

Para o MAAT, “esta parceria com a AORP materializa aquele que é o espírito da loja do museu: a aposta em produtos de design, nomeadamente de autores nacionais. Neste caso em particular, é com prazer redobrado que nos associamos a um projeto focado em métodos de produção mais sustentável.”

Todas as propostas da coleção “Portuguese Jewellery X MAAT: Rethink. React. Reshape”, desenvolvidas em exclusivo para a iniciativa, partiram de uma parceria entre as seis marcas de joalharia portuguesa e marcas ou entidades com as quais trabalharam em conjunto para o reaproveitamento de conceitos ou materiais, que se integram com o metal para criar peças que revelam na criatividade do desenho, a premência da mensagem. 

cardapio.pt @ 24-11-2021 16:15:54


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