Especialistas da Brico Depôt dão dicas para reformar a casa de banho sem obras

 A casa de banho é uma das divisões mais versáteis e, fruto do confinamento, tornou-se numa das divisões que as pessoas mais querem renovar. Mas é possível fazer uma mudança radical na casa de banho sem fazer obras? Os especialistas da Brico Depôt Iberia, líder em construção, renovação e bricolagem, dão as melhores dicas para renovar a aparência desta divisão sem ter de fazer grandes obras em casa.

cardapio.pt @ 11-2-2022 15:00:24

Colocar ladrilhos de vinil adesivos para decorar os azulejos

Este tipo de ladrilhos é cortado com um cortador simples e colocado sobre a parede ou azulejo. É muito simples: basta limpar bem a superfície, retirar o papel protetor da peça e colar. É possível encontrar uma enorme variedade de designs para todos os gostos, como, por exemplo, peças com imitação de cimento.

Revestimentos OSB

São placas de aparas distribuídas em diferentes camadas, prensadas e unidas com cola sintética e prensadas. É um material ecológico, durável e versátil, para efetuar a sua instalação não é necessário retirar os azulejos ou outros tipos de base existente.


Pintar os azulejos

Para pintar os azulejos é necessário utilizar uma tinta especial que permita dar um estilo totalmente diferente às paredes da casa de banho. A tinta para renovação de azulejos foi desenvolvida para renovar superfícies muito utilizadas, mesmo dentro das cabines de duche. Com uma tecnologia especial Aquaresist cria uma barreira impermeável durável que resiste à condensação, às projeções continuas de água e aos produtos de limpeza. Pintar os azulejos é um trabalho meticuloso, mas com ótimos resultados.

Revestir com papel de parede

Como podemos trocar os azulejos da casa de banho sem fazer obras? Ao contrário do que muitos acreditam, é possível revestir os azulejos com papel de parede. Para fazê-lo é necessário um trabalho prévio: uniformizar a parede, caso os azulejos tenham juntas. Isto pode ser feito de duas formas distintas: aplicar uma pasta para uniformizar a superfície ou fixar placas de gesso sobre as paredes.


Ideias para colocar um chão novo sobre o existente

Também é possível mudar a casa de banho sem retirar os azulejos ou o chão. Tal como com as paredes, é possível colocar um piso vinílico adesivo ou instalar um piso laminado resistente à humidade.

Dar uma nova cara aos móveis!

O mobiliário é, muitas vezes, o elemento que mais se destaca numa casa de banho, influenciando muito na sua estética final. Assim, com pequenas alterações no mobiliário é possível dar um novo aspeto à casa de banho sem ser necessário fazer obras para mudar os azulejos ou o chão, que implicaria fazer obras.

Se ser necessário substituir os móveis, é possível renovar ou transformar os móveis existentes, seja com tinta ou cobrindo-os com vinil adesivo. Existem diversos tipos de vinil adesivo e muitos deles são baseados em imitações de elementos nobres: espelho, metal, mármore, madeira, etc. O efeito pode ser muito original e interessante. Para além disso, é ainda possível adicionar novos puxadores ou bases aos móveis e a transformação será ainda mais notável.

Os pequenos detalhes fazem a diferença

Apostar na mudança de pequenos detalhes, que, a partida, podem ser subestimados, pode representar uma grande mudança e, além disso, com pouco investimento:

  • Alterar a iluminação com focos, apliques ou lâmpadas suspensas.
  • Renovar o espelho, um elemento que nunca passa despercebido numa casa de banho.
  • Atualizar as torneiras.
  • Colocar acessórios de qualidade e valor estético: toalheiros, dispensadores, tabuleiros com os utensílios mais utilizados, flores decorativas, conjuntos de toalhas, etc.

cardapio.pt @ 11-2-2022 15:00:24


Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design